O Compromisso Black Friday de Verdade é uma iniciativa criada pela empresa de soluções digitais Proxy Media em 2014 para identificar lojas que se comprometem a praticar descontos reais na Black Friday, que acontece na próxima sexta-feira (29). Além das promoções, os lojistas também devem garantir transparência na comunicação e o cumprimento legítimo do Código de Defesa do Consumidor. Neste ano, participam da campanha varejistas como Americanas.com, Amazon e Submarino, entre outras.

Em 2018, as marcas assinaram um termo de compromisso com os organizadores da campanha para registrar a garantia de boas práticas na Black Friday. Agora, as lojas devem se cadastrar individualmente no site da iniciativa e os consumidores podem votar se as ofertas daquela empresa estão de acordo com o esperado ou se são enganosas — marcas identificadas como fraudulentas podem ser punidas.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Selo de compromisso

A Black Friday de Verdade leva em consideração quatro aspectos imprescindíveis para constatar que uma empresa oferece vantagens reais: preço, entrega, atendimento e facilidade de compra. As lojas que se comprometem com a Black Friday de Verdade ganham o direito de exibir em seus e-commerces um selo indicativo de loja cumpridora das exigências.

Para ter acesso ao selo de compromisso, as lojas devem acessar o site da campanha e preencher um formulário. Após uma análise de reputação feita pela equipe da plataforma, o lojista pode ganhar ou não o selo.

Após a adesão ao compromisso, as lojas passam a ser exibidas dentro do site da Black Friday de Verdade, com direito a uma página especial com suas ofertas para o período. Lá, os consumidores poderão pesquisar por produtos em promoção e, caso selecionem um item, são direcionados ao site oficial da empresa para finalizar a compra. Por meio da página também é possível avaliar se aquela marca está, de fato, cumprindo com as exigências da campanha.

O formulário de avaliação exige dados pessoais, como nome e CPF, um texto opinativo e uma indicação de “positivo” ou “negativo”. Caso a empresa receba uma avaliação negativa, a equipe analisará a veracidade da denúncia e enviará à loja para que tome as devidas providências. Se novas avaliações negativas forem recebidas, o site retira a página da loja em questão do ar e ela perde, automaticamente, o direito de utilizar o selo.

A campanha também incentiva que os usuários utilizem artifícios que podem ser úteis para garantir a segurança durante as compras, como pesquisar preços, ficar atento a fraudes e aos detalhes dos produtos anunciados.

Lojas participantes

A Black Friday de Verdade apresenta dois tipos de lojas no site: as oficiais (blackfridaydeverdade.com.br/compromisso/lojas) e as participantes (blackfridaydeverdade.com.br/lojas-participantes). Essas últimas assinam o termo de compromisso de fazer descontos genuínos, enquanto as lojas oficiais aderem ao selo e ainda fornecem ofertas exclusivas no site Black Friday de Verdade.

Empresas de diversos segmentos participam da ação, como lojas de eletrodomésticos, telefonia, supermercados, materiais esportivos, pet shops, farmácias, livrarias e marcas de cosméticos. Entre as grandes varejistas participantes, estão Americanas.com

... , Amazon e Submarino. Entre as lojas de eletrônicos, aparecem Canon, Shoptime e Mais Barato Store. Lojas de vestuário como Colcci, Under Armour, Olympikus, Farm, Animale e Taco também participam.

O site organiza as lojas por tipo de mercadoria, e também é possível usar um campo de busca para encontrar produtos específicos. Uma extensão da Black Friday de Verdade para Google Chrome também ajuda os consumidores a comparar preços e usar cupons de descontos durante o período de promoção.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo