O Planet Zoo é um jogo de simulação de de zoológico dos desenvolvedores de Planet Coaster e Zoo Tycoon. O game está disponível para PC (via download na Steam) e permite que os jogadores construam seu próprio zoológico. Contudo, administrar funcionários, visitantes e animais ao mesmo tempo pode ser uma situação caótica. Por isso, confira os requisitos para rodar o título e aprenda como jogar Planet Zoo e gerenciar o seu zoológico nas linhas a seguir.

Quer comprar consoles, jogos e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Adotando animais

O processo de adoção é simples. Para adicionar um animal, acesse o menu “Troca de Animais”. Para animais menores, selecione "Troca de Terrários". Na lista do "Mercado de Animais", selecione a espécie que está procurando e clique em “Adotar”. O animal será transferido para o “Centro de Trocas” onde estará pronto para viver em seu zoológico.

Só que antes de adotar um novo animal é necessário ter estrutura e funcionários. Construa um habitat e um “Centro de Trocas” para receber os bichos. É indispensável ter gerador de energia para fornecer eletricidade, um veterinário para cuidar da saúde do animal e um zelador para realizar a limpeza do local. A adoção custa dinheiro ou créditos de conservação. Os valores de cada animal, assim como seus dados de genética e reprodução, estão disponíveis na tela da “Troca de Animais”.

Cuidados e bem-estar

O bem-estar dos animais do zoológico gira em torno de quatro necessidades principais: nutrição, social, habitat e enriquecimento. A nutrição engloba a qualidade da comida, a última refeição do animal servida pelo zelador, hidratação e limpeza da água. No social, o grupo de animais, o espaço e o nível de estresse são fatores determinantes para a felicidade do animal. O habitat diz respeito a adequação do ambiente, com plantas, terreno, limpeza e a temperatura. O enriquecimento são comidas e brinquedos diferentes que servem para entreter os bichos.

O bem-estar é importante, pois aumenta a longevidade dos animais, melhora sua imunidade e, assim, eles atraem mais visitantes – e consequentemente evita protestos dentro do zoológico. Quanto mais visitantes felizes, maior será o número de doações para os seus animais. Clique em cima de qualquer animal para conferir sua barra de bem-estar e outras informações importantes. Também é possível usar o menu “Zoológico” para acessar a aba “Animais” que mostra todos os moradores do seu zoológico.

Habitat e terrário

Os animais podem morar em habitats ou terrários. O habitat é a casa dos animais de porte médio ou grande, como javalis e elefantes. Para criar o lar do seu novo animal, use as ferramentas e objetos disponíveis nos menus “Barreiras”, “Habitat” e “Natureza”. Um habitat consiste em um espaço com uma barreira – para evitar que o animal fuja –, comida, água, abrigo e itens de enriquecimento, além do bioma que corresponda ao ambiente onde aquela espécie de animal vive na natureza.

Para o habitat, escolha um tipo de barreira e monte um cercado fechado para o seu animal. Você pode aumentar a altura das barreiras, mudar sua curvatura e adicionar vidros para que os visitantes vejam os animais. Em “Habitat” e “Natureza”, o filtro de pesquisa é a melhor ferramenta para auxiliar o jogador. Nele, é possível selecionar o nome do animal ou o seu bioma. Desta maneira, somente os itens específicos para aquele animal aparecerão na aba de construção. Além de facilitar a montagem do habitat, impede que objetos errados negativem o seu bem-estar.

Os terrários são caixas com paredes de vidro que abrigam animais menores, como cobras, lesmas e lagartos. Diferentemente do habitat, cada terrário só pode conter uma espécie

... por vez. Para construir um terrário, clique em “Instalações” e depois em “Terrários de Animais Menores”. Para adotar animais específicos para esse ambiente, use o menu “Troca de Terrários”. Assim como nos habitats, os zeladores são responsáveis pela comida, água e limpeza do ambiente. E os animais também necessitam de itens de enriquecimento e ambiente.

Caminhos e filas

Os caminhos conectam os quatro cantos do zoológico. Com eles, os visitantes e funcionários conseguem transitar pelos habitats e estabelecimentos. Os pisos são personalizáveis – é possível alterar a largura, curvatura e criar plataformas altas – e estão disponíveis na aba “Caminhos”, no canto inferior direito da tela. Os caminhos estão divididos em três categorias: caminhos, filas e caminhos de funcionários.

Os dois primeiros são ferramentas para colocar pisos e filas para que os visitantes possam acessar os lugares do zoológico e esperar na entrada de brinquedos de transporte. Já os caminhos de funcionários, como o próprio nome já diz, são pisos especiais apenas para quem trabalha no zoológico. São úteis para evitar congestionamentos com visitantes e permitem que os funcionários cheguem mais rápido ao seu destino.

Instalações

As instalações são responsáveis pelo funcionamento geral do zoológico, além de fornecerem um ambiente de trabalho para funcionários. As instalações mais importantes são as de água e energia. O zoológico e outros objetos, como placas e alto-falantes, precisam de energia para funcionar. O tratamento de água afeta o bem-estar dos animais.

O segundo passo é adicionar o lugar adequado para que os funcionários possam realizar suas tarefas, como a Cabana de Tratadores, o Centro de Troca de Animais, entre outros. Todos estão disponíveis para construção no menu “Instalações” e separados em abas, como “Instalações de Funcionários” e “Instalações de Visitantes”. Por último, adicione banheiros, barracas de comida e bebida, e centros de informação para melhorar a experiência dos visitantes no zoológico.

Contudo, construa as instalações de água, energia e dos funcionários longe dos olhos dos visitantes. Elas causam impacto negativo sobre eles.

Visitantes e Funcionários

Os visitantes do zoológico também têm necessidades, como fome, sede energia e educação, por isso é importante ter barracas de comida e bebida. Objetos como placas educativas e alto-falantes informam os visitantes sobre os animais e aumentam o seu nível de educação.

Outro objeto importante para se ter no zoológico são as Caixas de Doações. Coloque esses pontos na exibição perto dos habitats para que os visitantes façam doações aos animais. A quantidade de doações é proporcional ao bem-estar dos bichos. Mas esse não é o único motivo para mantê-los felizes. Se o bem-estar dos animais estiver baixo, manifestantes aparecerão com placas e gritos no parque. O barulho dos protestos tem impacto negativo na experiência de outros visitantes.

Os funcionários têm funções específicas e são de extrema importância para o bom funcionamento do local. Você pode contratar pessoas no menu “Zoológico”, em "Contratar Funcionários" no canto inferior da tela.

Pesquisa e quarentena

A pesquisa é fundamental para desbloquear decorações, novos objetos, temas para o zoológico, prevenir doenças e liberar dietas e itens de enriquecimento para os animais. Veterinários fazem pesquisas voltadas para os animais, enquanto mecânicos se focam em estruturas para o parque. Para fazer uma pesquisa, acesse a aba “Zoológico” e selecione “Pesquisa Veterinária” ou “Pesquisa Mecânica”. É necessário que você tenha um Centro de Pesquisa, além de um veterinário e um mecânico.

A quarentena é outra instalação disponível para construção. Sua função é auxiliar a prevenção de doenças. Animais doentes ou machucados serão enviados para a quarentena para tratamento. Outra forma de prevenção é durante o processo de adoção. Em vez de transferir o animal diretamente para o habitat, coloque-o primeiro na quarentena. Desta forma, você pode evitar epidemias no zoológico.

Reprodução

Os programas de reprodução são parte importante de Planet Zoo. A intenção do zoológico é procriar os animais para soltá-los na natureza. Os bichos saudáveis que atingem a maturidade têm capacidade de se reproduzir. Para isso, basta ter dois animais da mesma espécie, e de gêneros diferentes, em um mesmo habitat. As chances de sucesso dependem do bem-estar do animal e do seu grau de fertilidade.

Em contrapartida, a superpopulação de um habitat pode causar brigas – especialmente se houver muitos machos –, excesso de sujeira e doenças. Para evitar que isso ocorra, é possível usar métodos contraceptivos nos animais. Selecione o animal e na sua tela de status e bem-estar, ative a opção “Aplicar ou remover contraceptivos”.

Como parte do programa de reprodução, animais adultos, férteis e saudáveis podem ser devolvidos à natureza. Para fazer isso, basta clicar no animal e depois no ícone "Devolver Animal à Natureza". Devolver animais gerará créditos de conservação, que também são usados como moeda dentro do jogo. O valor varia de acordo com o status do animal. Jovens, idosos e animais inférteis não podem ser soltos na natureza.

Gerenciamento

O gerenciamento do zoológico envolve desde o preço dos ingressos até campanhas de marketing. Entre os pontos básicos, é possível definir o preço da entrada (adultos e crianças) e dos itens vendidos nas lojas. Mas cuidado com preços abusivos: os visitantes certamente irão reclamar.

As campanhas de marketing podem melhorar o apelo de um zoológico, desde que o jogador tenha dinheiro para investir. Na falta do mesmo, há opções de empréstimos. O único cuidado é com o pagamento e os juros.

Outro fator importante é a reputação geral do zoológico, em que a administração tem um impacto direto. Entre a lista de fatores que afetam a reputação, está o bem-estar dos animais, o investimento e esforço de conservação, campanhas de marketing, índices de criminalidade no zoológico, educação e o nível geral de satisfação dos visitantes. Todas essas opções e informações podem ser consultadas na barra inferior da tela ou no menu “Finanças” e/ou "Visão Geral".

Oficina do Steam

Planet Zoo tem suporte para a Oficina do Steam. Isso significa que é possível compartilhar criações ou baixar conteúdo de outros jogadores. Gostou de uma construção ou decoração sua? Clique no objeto, habitat ou seja qual for item criado e selecione "Salvar como projeto". Em seguida, aperte "Criar Novo Projeto" e preencha a página com detalhes, título e descrição do seu projeto para compartilhar na Oficina Steam.

Para baixar projetos de outros jogadores, acesse a Oficina do Planet Zoo. Dentro do jogo, clique "Alt+Tab" e depois "Central da Comunidade" e "Oficina". Escolha um projeto e clique "Inscrever-se". Todos o conteúdo baixado ficará disponível na aba "Projetos" do game, em "Oficina".

Quais são os melhores jogos de simulador? Comente no fórum do TechTudo!



>>> Veja o artigo completo no TechTudo