Se o iPhone não atualiza o iOS, é possível que o aparelho esteja com problemas no acesso à Internet ou com o armazenamento interno muito cheio. As atualizações costumam ficar disponíveis logo que a Apple lança uma nova versão do seu sistema operacional móvel, mas alguns fatores podem criar dificuldades ou mesmo impedir o download de updates da plataforma.

Na maior parte dos casos, é possível resolver os problemas com procedimentos simples. O TechTudo listou algumas falhas comuns em atualizações e o que pode ser feito em cada situação. Lembre-se de fazer um backup dos arquivos do dispositivo antes de atualizar.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. iPhone não mostra atualização do iOS

Se o iPhone não consegue identificar uma nova versão do iOS em Ajustes > Geral > Atualização de Software, pode ser que o aparelho não seja compatível com a versão desejada ou não esteja conseguindo acessar o servidor de atualizações. Em primeiro lugar, descubra se o seu dispositivo foi contemplado com o update desejado. O iOS 13 só está disponível a partir do iPhone 6S.

Em caso positivo, o primeiro passo é reiniciar o iPhone e tentar verificar atualizações novamente. Se o problema permanecer, teste procurar a nova versão utilizando outra conexão Wi-Fi.

Se, mesmo conectado a outra rede, o dispositivo ainda não conseguir instalar a versão mais recente do iOS, é possível que a atualização já tenha sido baixada e esteja com algum erro. Nesse caso, é necessário remover o arquivo do sistema. Acesse o menu Ajustes > Geral > Armazenamento e encontre a atualização na lista de apps. Clique sobre ela e, depois, em "Apagar Atualização". Em seguida, acesse Ajustes > Geral > Atualização de Software e refaça o download do arquivo de instalação.

2. Download da atualização não carrega

Se o download da atualização parece travado e não carrega, certifique-se que o dispositivo está conectado a uma rede com acesso à Internet. O tempo necessário para baixar a versão mais recente pode variar de acordo com o tamanho da atualização e a velocidade da conexão.

Vale lembrar que a Apple libera atualizações grandes e pequenas, dependendo do seu conteúdo. Uma versão cujo nome siga o padrão 13.X.X, como a 13.2.1 e a 13.2.2, costuma ser pequena e trazer apenas correção de falhas. Os updates maiores costumam ter ao menos 2 GB, o que varia conforme o número de novidades. Nesses casos, o download deve demorar mais.

É possível utilizar o aparelho normalmente enquanto o sistema faz o download da atualização, mas realizar outros downloads simultaneamente pode diminuir a velocidade do processo. O dispositivo deve avisar quando a nova versão estiver pronta para ser instalada.

3. iPhone não tem espaço suficiente

Atualizar o iPhone não ocupa espaço extra no dispositivo, mas é necessário ter parte do armazenamento livre para fazer o download da nova versão do iOS. Dependendo da atualização, pode ser preciso disponibilizar mais ou menos memória, que será liberada após a instalação do novo sistema.

Para liberar espaço, vá em Ajustes > Geral > Armazenamento. Veja a quantidade de espaço disponível, e identifique aplicativos que estejam ocupando mais memória.

4. Barra de progresso travada na tela da maçã

Durante o processo de atualização, é normal que a barra de progresso pareça não estar se movendo. O andamento da instalação depende do tamanho do update e da quantidade de arquivos no dispositivo, o que pode fazer o processo levar ma

... is ou menos tempo.

O indicado é manter o dispositivo sempre conectado ao carregador e deixar que o sistema conclua naturalmente a atualização. Em alguns casos, a barra de progresso pode ficar completa e, em seguida, iniciar novamente.

5. Atualização indisponível para instalação sem fio

Algumas atualizações de software do iOS podem ficar inacessíveis para instalação por meio de redes Wi-Fi. Conexões proxy ou VPN podem impedir o dispositivo de entrar em contato com os servidores de atualização do iOS. Nessas circunstâncias ou na persistência dos problemas anteriores, uma solução é atualizar o dispositivo com o computador, utilizando o iTunes, inclusive no Windows. No caso de computadores rodando o macOS Catalina, o procedimento é realizado com o Finder.

Passo 1. No computador, abra o iTunes e certifique-se de ter instalada a versão mais recente da ferramenta. Conecte o aparelho e aguarde até que o programa reconheça seu iPhone. Em seguida, selecione o ícone do dispositivo no canto superior esquerdo;

Passo 2. Vá em Resumo > Buscar Atualizações. Em seguida, clique em "Atualizar" para iniciar o processo.

6. Erros no sistema

Se, mesmo depois de todas as tentativas, seu iPhone ou iPad continuar apresentando problemas para atualizar, é possível que haja alguma falha mais profunda no dispositivo. Nesse caso, uma opção para resolver os danos no sistema é colocar o dispositivo no modo de recuperação e depois restaurá-lo usando o iTunes ou o Finder no computador.

A restauração restabelece as configurações de fábrica, por isso, lembre-se de fazer um backup antes de iniciar o processo. Se ainda assim não for possível atualizar ou restaurar o dispositivo usando o modo de recuperação, procure ajuda especializada no suporte da Apple.

Via Apple

iOS realmente vale a pena ou é status? Comente no Fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo