Mapas mentais são úteis para memorizar dados com mais facilidade, compreender e solucionar problemas ou auxiliar na gestão de informações na memória, em atividades pessoais, profissionais ou de lazer. A técnica utiliza diagramas, balões, linhas e textos coloridos para organizar as ideias visualmente, e pode ser feita direto no papel ou digitalmente, para programar a linha de raciocínio pelo computador ou pelo celular.

Alguns sites voltados para a criação de mapas mentais podem ajudar a elaborar o planejamento de forma fácil, com ferramentas automatizadas que simplificam a organização dos pensamentos na tela. Confira, a seguir, uma lista preparada pelo TechTudo com seis sites para fazer mapa mental de graça.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. GoConqr (goconqr.com/pt-BR/mapas-mentais)

Após o login no GoConqr, que pode ser feito rapidamente com endereço de e-mail ou conta do Google e Facebook, basta escolher a opção “Mapa mental” no painel do usuário para iniciar seu mapeamento. A interface limpa permite criar o planejamento do zero. Para adicionar ideias, basta tocar no ícone de “+” e arrastar para onde desejar, criando um novo balão de informação organizadamente, e seguir o fluxo de criação a partir de cada novo ícone.

Cada ideia pode ser representada por uma cor diferente, com diferentes fontes, tamanhos e formas, de acordo com a importância daquele tema no mapa. Também é possível adicionar itens multimídia para incrementar o arquivo. Ao final das edições, o mapa mental pode ser baixado em formato PNG.

2. MindMeister

O MindMeister permite criar mapas individuais ou em grupos com mais de cem colaboradores, ideal para utilização em empresas. A ferramenta de criação é fácil de usar e possui diversas possibilidades de segmentação, com cores, formas sinalizadoras e até emojis. Cada balão pode ser personalizado individualmente, sendo possível adicionar comentários, links, anexos e tarefas a produzir. Ao final, o site cria uma apresentação de slides automaticamente, em que cada tela apresentará uma ideia específica, permitindo explicá-las de forma clara.

O cadastro no MindMeister pode ser feito com endereço de e-mail ou conta do Google e Facebook. O mapa mental criado pelo usuário fica armazenado na nuvem do próprio serviço, podendo ser editado posteriormente de onde estiver, diretamente pelo navegador.

3. Draw.io

Para usar o Draw.io, o usuário precisa acessar o site e conectar a ferramenta a um serviço de nuvem, como o Google Drive ou One Drive, para que o trabalho fique salvo com segurança e possa ser acessado em qualquer lugar. Após a autorização, é possível escolher entre diversos modelos prontos de organogramas e mapas mentais. A partir de então, será possível editar os textos, remover os balões indesejados, criar ramificações e deixar o mapa do jeito que desejar.

À medida que o usuário cria conexões entre os itens, poderá movimentar as ideias livremente pela tela — o mapa ajustará a setinha de ligação automaticamente, o que deixará o mapa sempre organizado de forma fácil. Entre as opções de formatação estão diferentes cores e gradientes, tipos de linha e tracejado, sombras e fontes tipográficas.

4. Coggle (coggle.it)

O Coggle possui um layout mais simples e suas ramificações, que partem da ideia principal, podem receber diferentes cores para tornar o diagrama mais organizado. Nessa ferramenta, as ideias secundárias aparecem em formato de texto, não sendo possível criar balões ou utilizar formas geométricas. Apesar disso, é possível conectar as ideias perfeitamente e seguir um fluxo de raciocínio completo. Algumas funções do Coggle estão em i

... nglês e outras em português, mas é possível usar a ferramenta sem maiores dificuldades.

5. Canva (canva.com/pt_br/graficos/mapa-mental)

Os mapas mentais fornecidos pelo Canva possuem diferentes formatos que podem ser editados livremente pelo usuário. Os templates têm cores e estilos modernos, e podem receber textos e elementos gráficos. A ferramenta de edição fornece uma galeria de ícones e figuras para usuários adicionarem suas ideias e criar novas conexões de pensamento a partir do tópico principal. Ao final, é possível compartilhar o mapa mental por e-mail, baixar em formato de imagem ou em PDF.

6. Gliffy

O Gliffy é uma ferramenta online para criação de diagramas e organogramas. Apesar de estar em inglês, possui um funcionamento intuitivo que não prejudicará os usuários que não dominarem o idioma. Para usar, basta utilizar o menu lateral para escolher os diferentes tipos de forma gráfica e depois adicionar os textos. A opção de mapas mentais permite criar ramificações e subdivisões a partir do tópico principal de forma fácil. É possível modificar o tamanho e as cores de cada item ou utilizar temas prontos disponibilizados pelo serviço.

O Gliffy permite salvar os mapas mentais online e gerar um link para compartilhar a edição com colaboradores externos. Além disso, é possível salvar o mapa diretamente no Google Drive.

Qual a melhor configuração de computador para Excel? Tire dúvidas no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo