Aplicativos de edição de imagens gratuitos permitem colocar texto em fotos de forma fácil. Disponíveis para Android e iPhone (iOS), os apps oferecem diferentes fontes tipográficas e cores para escrever sobre as fotos, criando efeitos ideais para publicar mensagens criativas nas redes sociais ou ainda para fazer memes com registros dos amigos.

Editores de fácil utilização, como PicsArt, Canva e Snapseed, possibilitam escrever os textos em poucos toques, e permitem salvar a imagem na galeria do dispositivo ou compartilhar diretamente com os amigos. Confira, na lista a seguir, cinco aplicativos de edição para escrever sobre fotos.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. PicsArt

O PicsArt permite escrever em cima de fotos da galeria e formatar o texto de diversas formas. Para isso, basta escolher a imagem e selecionar a ferramenta "Texto". As opções de edição possibilitam que o usuário determine o alinhamento, tamanho e espaçamento das letras, cor ou textura de preenchimento e dos contornos, e ainda inserir sombra. O app fornece uma grande variedade de fontes tipográficas para que o estilo do texto esteja de acordo com a foto.

2. Phonto

Depois de escolher a foto desejada no Phonto, basta tocar na opção "Tap image to add text" para adicionar textos à imagem . Utilizando o menu, é possível mudar a fonte, o estilo, o tamanho, o alinhamento e a disposição da frase na tela. O app possui um catálogo bastante extenso de fontes diferentes para utilizar, desde as mais clássicas até aos estilos modernos e divertidos. Também é possível mudar as cores e inserir símbolos e caracteres especiais no texto.

3. Snapseed

O Snapseed oferece modelos de escrita prontos para que o usuário edite o texto que acompanhará a foto. Entre as opções, estão layouts com balões, formas gráficas, linhas e faixas, que podem ilustrar as imagens de uma forma mais criativa e chamativa. No entanto, existem opções com fontes tipográficas tradicionais. É possível mudar a cor do texto e também o nível de opacidade.

4. Canva

O Canva oferece layouts prontos para confeccionar artes pelo celular, mas também permite editar textos sobre fotos da galeria do usuário. Para isso, basta iniciar um template em branco, subir a imagem desejada e inserir as frases que quiser. Tocando em cada frase, é possível editar os textos, assim como mudar cores, fontes e tamanho. Um dos pontos positivos é a possibilidade de usar modelos de textos prontos, com fontes e tamanhos previamente combinados que deixam a mensagem com excelente estética.

5. Piczoo

...

O Piczoo possui várias ferramentas de edição de textos para escrever sobre fotos salvas no celular. Além de mudar cores e fontes, é possível alterar a opacidade, o alinhamento e o espaçamento das letras na tela, inclusive com a possibilidade de deixar o texto em formato de arco. O usuário também pode duplicar o texto com apenas um toque na tela.

Qual o melhor app gratuito para editar fotos? Descubra no Fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo