O WhatsApp é sem dúvida uma das aplicações de mensagens mais utilizadas em todo o mundo. Funciona bem e recebe novas funcionalidades com muita frequência. Tudo para ir apelando cada vez mais aos utilizadores. No entanto, para continuar a implementar novidades, alguma coisa tem de ficar no caminho. É que muitos dos dispositivos mais antigos, especialmente por culpa do sistema operativo, já têm dificuldade em lidar com algumas das novas funções.

WhatsApp diz adeus a alguns smartphones Android e iOS

Uma vez que o WhatsApp já não suporta os velhinhos Android Eclair e o Froyo, era apenas uma questão de tempo até que o mesmo pudesse acontecer ao Android Gingerbread. Agora num posto colocado no blog do WhatsApp, o suporte ao Android Gingerbread termina a 1 de fevereiro de 2020. Apesar deste fim de suporte, a aplicação ainda vai funcionar nos dispositivos mais antigos. No entanto, os utilizadores já não poderão registar ou verificar as suas contas. Eventualmente, todo o suporte a essas versões deve terminar após algumas semanas.

Uma decisão com esta era inevitável. Os últimos números que revelam a distribuição do sistema operativo Android mostram que 0,3% dos dispositivos ainda executam o Gingerbread. Isto equivale a aproximadamente 3,9 milhões de dispositivos ativos que executam software com 10 anos. Parece muito mas não é se compararmos este valor com os 1,3 mil milhões de smartphones Android vendidos até o momento.

Isto também se aplica aos iPhones que executam o iOS 8. Para estes equipamentos o suporte para o WhatsApp também termina a 1 de fevereiro de 2020. Dito isto, os utilizadores do iPhone que ainda estão no iOS 8 vão ter de atualizar para uma versão mais recente do software (se disponível) ou obter um novo dispositivo com, pelo menos, iOS 9.

Num comunicado oficial, a empresa afirma que no iOS 8, já “não será possível criar mais contas ou verificar novamente as contas existentes”.

Entretanto, a equipa do WhatsApp também alertou acerca dos possíveis perigos de dispositivos com jailbreak, dizendo: “Não restringimos explicitamente o uso de dispositivos com jailbreak ou desbloqueados. No entanto, como estas modificações podem afetar as funcionalidades dos dispositivos, não podemos fornecer suporte para equipamentos que utilizem versões modificadas do iOS”.