O Uber Transit é o novo recurso do aplicativo da Uber que mostra opções de transporte público em tempo real. A ferramenta exibe informações sobre linhas de ônibus, trem ou metrô da cidade dentro do app da Uber. Assim, o usuário pode comparar os trajetos e escolher a melhor opção, de acordo com preço e tempo. A função está prevista para chegar ao Brasil nos próximos dias e, por enquanto, apenas os usuários da cidade de São Paulo terão acesso à novidade.

Por exemplo, quando o passageiro pesquisar por um destino, o app vai exibir diversas possibilidades de realizar aquele deslocamento, seja por meio de um carro da Uber em suas diferentes categorias (como X, Black e Juntos) ou pelo transporte público. Se o usuário optar pela primeira opção, pode pedir a corrida normalmente. Já se ele preferir a segunda alternativa, o app vai oferecer instruções detalhadas sobre o trajeto, como caminhadas que a pessoa deve fazer ou quais são os locais e horários de embarque.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Aqui no Brasil, nada muda com relação ao pagamento: o usuário deve pagar sua passagem no local de embarque como de costume. Em Denver, nos Estados Unidos, já é possível comprar o bilhete pelo próprio app, evitando filas na hora de pegar o transporte. Essa opção, no entanto, ainda não tem previsão de chegada por aqui. Além disso, vale ressaltar que a Uber não tem leva nenhuma vantagem caso o usuário escolha o transporte público, em vez de uma corrida pelo app.

Para Keith Hensley, diretor de parcerias da Uber, o principal objetivo do serviço é ajudar o usuário a tomar decisões no seu dia a dia. "O que nós estamos fazendo é dar opções ao usuário para que ele escolha o melhor para ele. Se isso significar que o transporte público é a melhor opção, mais econômica ou eficiente, ele deve fazer uso dele. Nós acreditamos que podemos ajudar as cidades a fazerem escolhas mais eficientes", disse o executivo.

Para fazer a novidade dar certo, a Uber estabeleceu uma parceria com o aplicativo de transporte Moovit. O app, da mesma forma que o Uber Transit, mostra as melhores opções para se locomover em uma cidade usando o transporte público. A Uber vai fazer uso dos dados fornecidos pelo Moovit para alimentar a nova função do aplicativo. Como as bicicletas e patinetes da Jump ainda não estão disponíveis no Brasil, o app não vai incluir essas opções de transporte.

O Uber Transit é mais uma iniciativa de mobilidade urbana da Uber. A empresa pretende concentrar diversas opções de transporte em seu aplicativo. Outras iniciativas incluem bicicletas e patinetes elétricas compartilhadas, a criação do uberAIR, um c

... arro voador para percorrer trajetos curtos de forma rápida, e o desenvolvimento de um carro autônomo. Além disso, a companhia integrou o Uber Eats ao aplicativo principal para que o usuário possa ter todos os serviços em um único app. Por enquanto, não há previsão de chegada do Uber Transit a outras cidades do país.

*A jornalista viajou para São Francisco a convite da Uber

Como saber a minha nota no Uber? Descubra no Fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo