A Google removeu duas aplicações Android que combinadas foram instaladas mais de 1,5 milhões de vezes. As aplicações ganhavam dinheiro através dos smartphones dos utilizadores com anúncios pop-up que passavam a aparecer por todo o sistema. Aparentemente não parece nada de grave certo? São apenas anúncios a serem mostrados. O problema é que estes anúncios causam um problema no componente de que mais necessitam para usar o smartphone: a bateria. Sim, a autonomia caía muito e isso sim ninguém gosta.

Google Play Store: se tem estas duas aplicações remova-as já!

O trabalho das duas aplicações foi descoberto pela empresa Wandera (via ZDNet). Dito isto, o Sun Pro Beauty Camera teve mais de 1 milhão de instalações, enquanto o Funny Sweet Beauty Selfie Camera obteve 500.000 downloads. Se instalou alguma destas aplicações no seu smartphone Android, deve desinstalar agora.

Estas aplicações maliciosas normalmente não são fáceis de encontrar nem de remover. De facto a melhor ideia é ir às definições, à lista de aplicações e remover.

Essas duas aplicações, considerando que se trata de adware, foram removidas pela Google após 1,5 milhões de instalações combinadas.

Uma vez instalada, a Sun Pro Beauty Camera, executa anúncios em ecrã total, mesmo que a app não esteja aberta. No entanto isto só acontece depois do utilizador aplicar um filtro a uma fotografia e descarregar a foto.

Entretanto não foi só a Google a perceber que estas aplicações são maliciosas, nem a firma de segurança que as descobriu. Nos comentários às apps pode ler-se coisas como: “Lixo, por favor, não descarregue esta aplicação. São apenas anúncios, só isso, nada mais”. Outro relata que “… os anúncios continuam a aparecer.” Um terceiro afirma que: “Não encontrei nada útil e os anúncios estavam em todos os lugares”.

De facto quando vemos uma aplicação com comentários como este mais vale ficarmos longe. Infelizmente este não é caso único e há muito mais aplicações do género espalhadas por aí!

Leia também:

O Google Maps recebeu uma novidade que vai muito além do GPS

(Especial) A Google saiu da Huawei, mas a Huawei não saiu da Google!