A rota superior é de extrema importância no League of Legends (LoL), MOBA da Riot Games. O top laner precisa estar atento aos teleportes para auxiliar a equipe ao longo da partida, e se concentrar ao máximo para conseguir vantagem sobre o adversário de lane. Felipe ''Yang'' Zhao é top laner da paiN Gaming e tem em seu currículo participações em torneios internacionais como Mundial de LoL e Rift Rivals. Além disso, fez parte da line up tricampeã do CBLoL pela INTZ, conhecida como Exodia. Em conversa com o TechTudo, o pro player elencou cinco dicas valiosas sobre a posição do topo. Confira, a seguir, os conselhos de Yang.

Pense as jogadas

Quer comprar consoles, jogos e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

League of Legends conta com um leque variado de ações, que devem ser bem calculadas. Nesse sentido, Yang chama a atenção para o momento das ''trocas''. O jogador aconselha analisar a própria força antes de atacar o adversário de rota. ''Não compre trocas ruins ou impensadas, pois um retorno à base na hora errada pode te custar minions e, por consequência, muitos recursos'', analisa o player.

O controle de waves, outro estratégia fundamental das partidas competitivas, também deve ser levado em consideração. ''É muito importante saber controlar bem a sua wave para que ela esteja no lugar ideal; seja para dificultar o farm do adversário, deixá-lo exposto a ganks, ou se proteger'', explica o top laner. Portanto, é necessário que o jogador entenda a dinâmica das tropas para dominar o jogo e direcioná-lo ao seu favor.

Jogue com o caçador

O caçador é uma das funções mais vitais do jogo, pois planeja os objetivos no mapa, articula jogadas em conjunto com os demais companheiros e dita o ritmo da partida. Assim, é dever do top laner estar alinhado à movimentação dos junglers. ''Sempre esteja atento ao posicionamento do seu caçador para saber quando pode ser mais agressivo (com seu caçador perto) e quando deve ser mais defensivo (com seu caçador longe)'', aconselha Yang.

Atenção ao teleporte

O teleporte é bastante utilizado pelos topos no meta atual. É muito importante que o jogador da rota superior tenha noção do que está acontecendo no resto do mapa para que o feitiço de invocador seja utilizado de forma correta. "Preste atenção nas demais rotas – principalmente no bot, quando eles iniciam trocas – pois um teleporte preciso pode virar a luta e encaminhar o jogo'', conta Yang.

League of Legends para celular é verdade? Comente no Fórum do TechTudo

Entenda o seu papel

''Reconheça se sua escolha de campeão é melhor no split push ou juntando para lutas em time'', orienta o tricampeão brasileiro. A dica é valiosa porque o topo pode desempenhar diferentes funções dentro de uma determinada partida. Portanto, é necessário que o jogador conheça o potencial individual do seu personagem e trabalhe suas movimentações em volta disso.

''Picks como Fiora e Yorick até têm um impacto bom em lutas, mas sua especialidade é puxar a rota e pressionar a base do inimigo, fazendo com que algum adversário sempre fique ali – impedindo o seu avanço. Já picks como Kennen e Gnar têm como especialidade as lutas 5x5'', explica Yang. Em confrontos competitivos, as equipes estão preparadas para executar diversos tipos de estratégias e o entendimento

... dessas variações táticas são cruciais para a vitória.

Leia o inimigo

Posturas específicas no League of Legends podem denunciar movimentações certeiras no mapa, e na top lane não seria diferente. Dependendo das ações tomadas pelo adversário de rota, é possível prever e até mesmo antecipar investidas inimigas. ''Se, de repente, ele começou a ficar mais agressivo e a se expor na rota, pode ser um sinal de que o caçador inimigo está por perto. Afinal, o top é uma lane muito longa e o gank pode vir de muitos lugares diferentes'', finaliza o pro player.

Confira o guia de League of Legends para iniciantes:



>>> Veja o artigo completo no TechTudo