O Chrome 77 já está a chegar ao Android, Mac, Windows, Linux e iOS. A atualização traz várias correções de segurança e outras melhorias. As maiores mudanças ocorrem na partilha de páginas em dispositivos móveis e computadores, um processo mais longo de boas-vindas em computadores, ajustes no design e muito mais. Vamos então olhar para o que há de novo.

Chrome 77 chega ao Android e PC com muitas novidades!

O Chrome 77 para Android se ainda não chegou ao seu smartphone, vai chegar nas próximas semanas. Dito isto, não será surpresa se ainda não recebeu a atualização. A Google revela que o lançamento inclui melhorias de estabilidade e desempenho. Na prática foram feitas um total de 52 correções de segurança no Chrome 77.

Embora o registo completo de alterações ainda não esteja disponível na loja Google Play,  já foram detetadas pelo site AndroidAuthority e também pelo 9to5Google que entretanto já receberam a atualização.

Logo quando abrirem o primeiro site, os utilizadores vão dar conta do carregamento mais rápido de páginas da Web, graças a atualizações de desempenho ocultas.

Para além disso agora temos a funcionalidade “Enviar para os seus dispositivos” disponível nas opções de partilha. Ele permite que partilhe uma página com outros dispositivos que têm a conta Google ligada. Tocar na opção Enviar para os seus dispositivos no menu de partilha revela uma lista dos dispositivos ligados. Nela, pode escolher o dispositivo preferido para enviar a página.

O Chrome 77 para Android também altera o design do ecrã de downloads. Assim, o menu no canto superior esquerdo foi substituído por botões para visualizar diferentes tipos de downloads.

Entretanto no campo da segurança o novo browser vem com algo chamado isolamento do site. Esta funcionalidade protege contra ataques de dados entre sites.

Entretanto haverá ainda mais novidades em breve.

A atualização do Chrome 77 para computador – Windows, Mac e Linux – também já está disponível. Dito isto, pode aceder às configurações no seu browser Chrome e verificar se há atualizações. Se o seu Chrome estiver definido na atualização automática, o mesmo será instalado automaticamente.

Entretanto quando quiser aceder ao Chrome 77 pela primeira vez, passará por um processo de boas-vindas um pouco mais longo. A Google primeiro vai solicitar que adicione marcadores na barra de endereços. As sugestões incluirão sites como o YouTube, Gmail, Google Notícias, Maps e muito mais. Isto será seguido por uma opção para tornar o seu Chrome o browser padrão. Também haverá outro para fazer login e sincronizar os seus dados.

A funcionalidade “Enviar para o seu dispositivo” (mencionada acima) também está a ser implementada na versão para computador do Chrome 77.

Também há uma nova animação quando novos sites são carregados. Resumidamente, a nova animação de carregamento agora gira em torno do favicon (o ícone do site que vemos na barra de endereços).