A GlobalFoundries (GloFo) acabou de processar a Taiwan Semiconductor Manufacturing Company (TSMC), aquela que é a maior fabricante de semicondutores do mundo… Alegando que a sua rival está a infringir várias patentes nos Estados Unidos e Alemanha.

GlobalFoundries vs TSMC – As patentes em questão são utilizadas nos chips que dão vida ao iPhone, todos os smartphones Google Pixel, todas as placas gráficas NVIDIA GeForce, etc…

Portanto, apesar das coisas ainda estarem num estado inicial… Se por acaso o tribunal der razão à GlobalFoundries, o mundo da tecnologia vai sofrer bastante. Afinal de contas, além da Apple, Google e NVIDIA, a GF também tem como alvo a ASUS, Broadcom, Cisco, HiSense, Lenovo, MediaTek, Motorola, OnePlus, Qualcomm e TCL.



Assim, ao todo, a GlobalFoundries acusa a TSMC de infringir 16 patentes!

Ou seja, 13 patentes nos Estados Unidos e mais 3 na Alemanha. (Veja aqui a lista). No entanto, de forma muito curiosa, a AMD não foi metida ao barulho. Uma das suas maiores parceiras, mas também uma das maiores clientes da TSMC. Afinal, todos os produtos de 7nm da AMD (RX 5700, AMD Ryzen 3000, Radeon VII) são produzidos pela rival da GloFo.

Sem conseguir competir no campo tecnológico, a GlobalFoundries decidiu competir nos tribunais

Caso não saiba, existe uma razão muito importante para a AMD ter ‘fugido’ da sua parceira GloFo, para fechar um acordo com a TSMC… A GF desistiu do desenvolvimento de tecnologia 7nm. Mudando o seu foco para chips RF e IoT. Assim, sem a capacidade de competir com os grandes da indústria (TSMC e Samsung), parece que a grande solução foi dar entrada em tribunal.

Em suma, as coisas podem ficar muito feias numa série de mercados! Aliás, apesar da GF apenas estar a apontar as suas armas para os US e Alemanha, é muito provável que isto vá ter um impacto a nível mundial.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião, nos comentários em baixo.

Fonte

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para [email protected].