O Huawei Mate X estava programado para ser lançado em junho. No entanto, a empresa atrasou o lançamento devido aos problemas que foram encontrados no Galaxy Fold. Agora que o smartphone dobrável da Samsung está finalmente pronto e aparentemente sem problemas, parece que a Huawei se está a preparar para um possível lançamento em outubro.

Huawei Mate X chega no próximo mês e terá uma alternativa

O CEO do grupo de negócios de consumo da Huawei, Richard Yu, afirmou aos jornalistas numa mesa redonda na IFA 2019 que a empresa queria lançar o dispositivo em agosto. No entanto, havia vários obstáculos que importava superar.

Antes de tudo, Yu afirmou que o ecrã necessitava de algumas mudanças antes da produção em massa. Os ajustes não foram divulgados, mas é possível que a Huawei esteja a seguir os passos da Samsung, fortalecendo o ecrã dobrável. A primeira geração de smartphones dobráveis utiliza painéis de plástico que estão mais sujeitos a riscos, portanto, isto também pode ser outro ponto fraco a ser resolvido.

Entretanto, Yu relatou que o suporte para as aplicações era um segundo desafio a ser enfrentado no Huawei Mate X. Dito isto, explicou que conversaram com os programadores sobre como poderiam tornar as suas aplicações mais adequados para o novo tamanho de ecrã. Finalmente, o responsável da Huawei referiu que os testes 5G ainda estavam em andamento em colaboração com os operadores.

“Assim, talvez no próximo mês possamos começar a vendê-lo globalmente”, afirmou o responsável da Huawei à imprensa. Entretanto esta não foi a única novidade alusiva ao novo dobrável da Huawei que este responsável revelou.

“Estamos a pensar em atualizar este dispositivo com um novo chipset, ou seja, o Kirin 990”. Mais tarde e para não dar origem a confusões, ele esclareceu que o Huawei Mate X com o Kirin 980 poderia ser lançado primeiro, seguido por uma versão com o Kirin 990.