As novas TVs da LG oferecem uma resolução nativa brutal de 7680 x 4320 (8K), ou seja, 4x o número de píxeis do 4K ou 16x o número de píxeis do 1080P (FullHD). Assim, a fabricante consegue distanciar-se o resto das TVs 8K, com a gigante Sul Coreana a dizer que é a única a oferecer uma resolução ‘8K Real‘.

A novas televisões 8K da LG vão um pouco além dos requisitos do standard para esta resolução

Não é fácil de explicar, mas na verdade, os standards não falam apenas de contagem de píxeis. Portanto, para a resolução 8K ser mesmo real, não pode ser possível conseguir distinguir os píxeis da imagem. Isto é algo denominado de ‘Contrast Modulation Measurement’, precisando de ficar acima dos 25% para imagens e 50% para texto.



A LG afirma que as suas novas TVs Signature OLED 8K conseguem atingir ~90% nesta classificação!

Caso não saiba, 7680 x 4320 equivale a 33 milhões de píxeis, que claro está, cada um é capaz de emitir a sua própria luz. (Afinal de contas, estamos a falar de um painel OLED). O que por sua vez, irá oferecer uma experiência muito além do 8K normal.

A LG tem um modelo OLED 8K de 88” bem como outro modelo de 75”, ambos a oferecer o tal ‘Real 8K’. Mas além disto, também oferecer a funcionalidade Nano Color, Nano Black que irão melhorar ainda mais a qualidade de imagem.

Isto já para não falar no suporte ao Cinema HDR, 4 portas HDMI 2.1 e a capacidade de fazer upscaling a conteúdo 1080p e 4K, para 8K graças a um processador da LG (Alpha 9 gen 2 8K)

Ainda não conhecemos o preço nem a disponibilidade… Mas não esperem um preço ‘budget’ em nenhum produto desta gama.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião, nos comentários em baixo.