O quarto episódio de Life is Strange 2 já está disponível para PC (Steam), PS4 e Xbox One. Na penúltima parte desta jornada, Sean sofre na pele as consequências de suas escolhas nos episódios Roads e Rules. Separados pelos acontecimentos de Wastelands, os irmão Diaz aprendem lições dolorosas sobre confiança e perdão. Saiba tudo sobre Life is Strange 2: Faith.

Uma questão de perspectiva

O episódio começa dando respostas as inúmeras perguntas do terceiro capítulo. O desfecho trágico de Life is Strange 2: Wastelands coloca Sean em um hospital. O irmão mais velho acorda dois meses depois de um coma, sem a visão de um olho e qualquer notícia de seu irmão caçula, Daniel. Com a polícia em suas costas, o lobo solitário não vê outra alternativa: deve fugir para encontrar Daniel a qualquer custo.

O episódio Faith leva Sean ao seu limite físico e emocional. A perda de um olho não afeta somente sua capacidade de profundidade visual, mas também sua perspectiva de um futuro. Cabe ao jogador definir um novo ponto de vista para Sean. O jovem pode ter pensamentos positivos ou negativos em cada situação e, pela primeira vez, pode adicionar detalhes imaginários aos seus desenhos que refletem esses sentimentos.

A mudança dói

Sem receio das críticas, a Dontnod Entertainment novamente aborda a representatividade LGBT em seu jogo, além de expor conflitos atuais dos Estados Unidos – entre os principais, a xenofobia. Life is Strange 2: Faith acerta em desenvolver esses temas com muita sensibilidade, e os apresenta de maneira desconfortavelmente real. O resultado são cenas que provocam a angustia e causam uma sensação de desamparo.

O jogo mantém o seu padrão, o jogador ainda tem liberdade para decidir quais informações quer compartilhar e com quem. Se irá enfrentar ou não um conflito ou apenas permanecer calado. Mas o capítulo não traz apenas o lado negativo dos assuntos abordados. Embora certas decisões guardam consequências realistas e brutais para Sean, outras voltadas para a representatividade LGBT mostram carinho e aceitação.

Life is Strange 2: Faith também é uma jornada sobre perdão e confiança, e oferece ao jogador muitas faces da mesma moeda. Ao reencontrar alguém do passado, Sean não está limitado a perdoar ou sentir raiva. Ele pode fazer ambos ou nenhum dos dois. E cada escolha mostra um lado diferente da história, com novos diálogos, soluções e cenas adicionais.

O poder da fé

Como o título já descreve, os dois temas principais do quarto capítulo são a fé e a religião. Mais especificamente, o uso de ambos na manipulação de pessoas por dinheiro e poder. Os antagonistas da vez são membros de um culto que acolhe Daniel em sua igreja. Prometendo segurança e uma família, a reverenda convence o caçula de que ele é um “milagre” e deve ficar com a comunidade. Daniel acredita no culto e Sean precisa reunir provas para mostrar que o culto está mentindo.

Contudo, a "fé" vai além da religião neste episódio. As escolhas testam a fé de Sean nas pessoas, e a confiança que ele tem em si mesmo. Desde o começo, o adolescente teve a escolha de confiar ou não no elenco de personagens, inclusive em seu irmãozinho Daniel. Não é diferente Life is Strange 2.: Faith. Mas o final choca

... , pois as consequências dos últimos três episódio vem à tona, impactando a história de maneira permanente.

Apesar de ser mais curto que os anteriores, Life is Strange 2: Faith é um dos episódios mais emocionantes da saga. A série dá um salto de qualidade e traz consequências impactantes para todas as decisões tomadas até o momento. E mesmo as ações menores, que não influenciam diretamente na história, causam desconforto e sensação de culpa.

Qual o melhor jogo de ação ou aventura para PC? Dê a sua opinião no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo