O mercado de placas gráficas tem sido historicamente dominado por 2 grandes empresas, a NVIDIA e AMD. No entanto, como já deverá saber, a Intel também está a investir forte e feio, para acabar com o domínio destas duas gigantes… Mas pelos vistos, vamos ter um quarto concorrente, vindo da China!

A Jingjia Micro está a desenvolver uma placa gráfica capaz de rivalizar com a NVIDIA GeForce GTX 1080

Portanto, a Jingjia Micro (Changsha Jingjia Microelectronics Co., Ltd), é uma empresa Chinesa que está agora a apostar no desenvolvimento de GPUs. Com um chip prestes a sair do forno, denominado de JM9721, uma solução que deverá ser tão rápida quanto uma NVIDIA GTX 1080.

Caso não saiba, a Jingjia Micro foi fundada em 2016, como uma empresa militar/civil com um grande foco na produção e design de componentes eletrónicos. Curiosamente, é também a responsável pelo primeiro GPU Chinês, o JM5400 produzido com o processo de 65nm.

O GPU mais recente da fabricante Chinesa é o JM7200, com uma performance equivalente à GeForce GT 640. Que por acaso, é significativamente mais eficiente que o chip da NVIDIA, visto que consome apenas 10w, em vez dos 50w do chip da gigante das placas gráficas.

Dito tudo isto, parece que a fabricante já está nas fases finais de desenvolvimento do JM9231 e JM9271! 

Enquanto o primeiro GPU deverá ser equivalente à GeForce GTX 1050, o segundo irá ter uma performance bastante interessante, a chegar aos níveis da ainda imensamente popular GTX 1080, com um boost clock de 1800MHz, 16GB de memória HBM e suporte ao standard PCIe 4.0.

No entanto, desta vez a eficiência vai ficar aquém daquilo que a NVIDIA é capaz de oferecer. Visto que estes GPUs vão ser produzidos com o processo de 28nm. E por isso, os TDPs deverão andar entre os 150-200W.

Ainda assim, acaba por ser muito interessante ver uma fabricante virtualmente desconhecida… A chegar aos níveis de performance da GTX 1080! Algo que até a AMD tem tido imensa dificuldade.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Gosta da ideia de ter uma nova concorrente no mercado? Partilhe connosco a sua opinião, nos comentários em baixo.

Fonte