Coelho ou corvo? Um curto vídeo compartilhado no Twitter pelo serviço de imagens Imgur no último sábado (17) confundiu internautas por mostrar uma mão acariciando o que aparentemente era um coelho. Entretanto, ao prestar um pouco de atenção ao clipe, é possível notar que se trata na verdade de um corvo.

O vídeo fez ainda mais sucesso na Internet ao ser recompartilhado pelo cientista Dan Quintana no dia seguinte. O tuíte original, do Imgur, ganhou mais de 526 retuítes e 1,7 mil curtidas até o momento de publicação da matéria. Enquanto isso, o post de Quintana conta com mais de 44,3 mil curtidas e já foi retuitado mais de 11,4 mil vezes.

Quer comprar celular, PC e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

O vídeo causa confusão ótica nas pessoas por, à primeira vista, aparentar um coelho. A publicação original do Imgur brinca com esse fato, com a legenda: “eu acho que tem algo de errado com esse coelho” (tradução livre do inglês). Dan Quintana também é irônico, com a mensagem “coelhos adoram carinho no focinho”.

Contudo, um pouco de atenção ao vídeo é o suficiente para perceber que o animal em questão é, na verdade, um corvo. O que à primeira vista pode parecer o focinho do coelho é a cabeça do pássaro, e as orelhas longas do mamífero são o bico da ave.

É possível confirmar essa suspeita usando a busca reversa do Google Imagens. O buscador analisou uma captura de tela do vídeo como funny crow gif — "gif divertido de corvo" em português. Portanto, o pássaro do clipe é especificamente um corvo.

Em entrevista ao site de tecnologia CNET, Dan Quintana comentou que seu principal incentivo para recompartilhar a imagem do Imgur foi a popularidade da figura: “a ilusão estática pássaro/coelho é bem conhecida no ramo de psicologia e filosofia, então achei interessante compartilhar o vídeo assim que o vi”.

A referência foi notada pelos seguidores, que responderam ao tuíte de Quintana com uma famosa imagem de ilusão pato/coelho. De autoria desconhecida, a ilustração foi publicada em uma revista alemã em 1892 e se tornou popular após ser usada pelo psicólogo americano Joseph Jastrow para provar que ilusões também são causadas pela atividade mental das pessoas.

De acordo com o estudo elaborado por Jastrow, a velocidade com q

... ue o indivíduo percebe ambas as possibilidades da imagem (coelho e pato) pode indicar o quão criativo ele é. Supostamente, quanto mais rápido nota-se os animais, mais imaginação a pessoa tem por ser capaz de mudar de percepção com agilidade.

Como colocar música no Instagram? Veja dicas no Fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo