ZenFone 6 vs Galaxy Note 10+: Budget vs Premium, quem ganha? – Em boa verdade, pode parecer um pouco estranho fazer uma comparação entre um dos smartphones mais ‘premium’ e mais caros do mercado (Note 10+), com um aparelho que é no fundo uma solução budget, para utilizadores que dão importância sobretudo à velocidade (ZenFone 6).

Contudo, acho que em 2019 faz todo o sentido fazer uma comparação deste tipo, para os consumidores saberem exatamente o que estão a ganhar, ou a perder, na escolha de um telemóvel. Especialmente quando metemos o ZenFone 6 à mistura, que impressionou bastante na review que fizemos há algumas semanas atrás.



Afinal de contas, a ASUS impressionou tudo e todos, quando lançou o seu mais recente ZenFone. Um aparelho com um design bastante apelativo, com o seu ecrã infinito e câmera ‘flip’… Mas será que se aguenta contra aquele que é muito provavelmente o melhor Android do momento? Vamos tentar perceber.


Asus ZenFone 6 vs Samsung Galaxy Note 10+

Design

Escusado será dizer, que estamos aqui a falar de dois aparelhos bem diferentes a nível de design. Contudo, a nível de materiais utilizados, existem várias semelhanças.

Portanto, o ZenFone 6 é mais pequeno, mais estreito, mas também mais grosso. Além disso, é também mais curvo na sua traseira, mantendo um ecrã plano. Curiosamente, traz consigo um ecrã infinito… Ou seja, nada de ‘Notch’!

Por sua vez, o Galaxy Note 10+ tem margens bastante mais pequenas em relação ao ZenFone 6, muito graças ao seu ecrã AMOLED

Na traseira, podemos encontrar duas câmeras no ZenFone 6, que por acaso também servem de câmera frontal. Enquanto o Galaxy Note 10+ conta com 4 sensores traseiros, e um pequeno orifício no ecrã a servir como câmera frontal. Outra diferença é o sensor de impressão digital, que no caso do Note 10+ está debaixo do ecrã, enquanto no ZenFone 6 contínua a ser o tradicional sensor traseiro.

Em suma, vai depender da sua preferência… Ambos os aparelhos têm um design bonito e apelativo. Que certamente teve imenso trabalho das equipas de design de ambas as empresas. Contudo, no ZenFone 6 poderá ver um vídeo em todo o ecrã sem obstruções, enquanto no Note 10+, irá ter sempre aquela ‘pinta na testa’ a marcar presença.

Ecrã

Nesta categoria, irá encontrar a grande diferença entre os aparelhos. Afinal, o ASUS ZenFone 6 conta com um ecrã IPS LCD FullHD+, que simplesmente não consegue competir com o ecrã Dynamic AMOLED QHD+ do Note 10+.

Além disto, o ecrã do ZenFone 6 suporta HDR 10, enquanto o Note 10+ suporta HDR 10+. Ambos são protegidos por Gorilla Glass 6.

Em suma, o Note 10+ oferece melhores cores, melhor contraste, e pretos realmente profundos. Ah… E temos também a tradicional curvatura ‘Edge’ da Samsung, enquanto o ZenFone 6 tem um ecrã plano.

Performance

Neste campo existe mais igualdade, porque ambos os equipamentos estão bem apetrechados. O Note 10+ conta com o muito recente Exynos 9825, enquanto o ZenFone 6 conta com o Qualcomm Snapdragon 855.

Posteriormente, podemos encontrar o Android 9 Pie, apesar de termos skins diferentes em cima. (OneUI no lado da Samsung, e ZenUI no lado da ASUS) Que curiosamente, são duas soluções que evoluíram muito nos últimos tempos, apesar da solução ASUS estar um pouco mais próximo do Android puro.

Ou seja, temos aqui um empate, com ambos os aparelhos a portarem-se muito bem em termos de velocidade.

Autonomia

Aqui o ZenFone 6 ganha, com a sua super bateria de 5000mAh! (vs 4300mAh) Contudo, não é a única grande vantagem que aumenta a autonomia, visto que temos um ecrã FullHD+ em vez de QHD+.

Ainda assim, o Galaxy Note 10+ oferece carregamento rápido de 45W, vindo com um carregador de 25W na caixa. (Também temos suporte a carregamento sem fios de 20W, e carregamento sem fios invertido)

Mas na minha opinião, apesar do ZenFone 6 apenas suportar carregamentos de 18W. Contínua a ser um vencedor nesta categoria.

Câmeras

No departamento das câmeras, o ZenFone 6 ganha imediatamente nas selfies, visto que as câmeras frontais são as mesmas da traseira.

Contudo, em termos de fotografia propriamente dita… O aparelho da ASUS não tem grandes chances de vitória, contra o poderio que a Samsung implementou no Note 10.

Conclusão

Temos aqui duas máquinas fabulosas, apesar de existir uma diferença substancial em alguns campos. Em que o Note 10+ é simplesmente uma besta em quase todas as categorias… Mas que curiosamente, o ZenFone 6 nunca fica muito atrás! Especialmente quando consideramos os preços de ambos os aparelhos.

Nota do redator: Não mencionámos a S-Pen, porque não existe termo de comparação… Mas claro está, se quer uma stylus, vai ter sempre de optar pelo Note.


ZenFone 6 vs Galaxy Note 10+: Budget vs Premium, quem ganha? – Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião, nos comentários em baixo.