Por vezes é normal existirem acordos entre marcas. Normalmente são acordos mais comerciais, por exemplo, para a criação de packs promocionais. No entanto, os acordos “tecnológicos” são mais raros mas isto não quer dizer que não existam. Ora a Xiaomi, a OPPO e a Vivo anunciaram hoje uma nova aliança chinesa que vai permitir a transferência rápida e direta de ficheiros entre smartphones destas marcas. Na prática, os equipamentos poderão transferir ficheiros até 20 MBps sem necessidade de se utilizar qualquer aplicação.

Aliança chinesa ou não é algo semelhante ao AirDrop da Apple

O AirDrop da Apple é extremamente popular entre os utilizadores do iPhone. Isto deve-se sobretudo à sua facilidade de utilização. No entanto, implementar uma funcionalidade semelhante no Android era praticamente impossível. Cada fabricante personaliza o Android como quer nos seus smartphones. Assim, apenas este tipo de aliança poderia possibilitar a transferência de ficheiros entre marcas.

A aliança permite a transferência de ficheiros com um clique entre smartphones da Xiaomi, OPPO e Vivo. A transferência suporta vários formatos, como fotos, vídeos, músicas, documentos, etc., e é rápida (até 20 MBps), estável e eficiente ao nível do consumo de energia. De facto, uma das grandes mais valias é que não há necessidade de instalar aplicações adicionais.

Atualmente, estes três fabricantes de smartphones têm quase 50% de participação de mercado na China. Assim, a maioria dos utilizadores chineses de smartphones vão beneficiar desta aliança. Dito isto, no futuro é provável que muitos outros se juntem. Por exemplo, se a Huawei e sua marca Honor se juntarem a essa aliança, será uma grande vitória para as marcas chinesas que começam a ter ainda mais pontos de interesse face às outras.

Já que falamos da Huawei, este fabricante possui a sua própria funcionalidade de transferência chamada Huawei Share OneHop para os smartphones e computadores Matebook.

Voltando às transferência, já imaginou a conveniência se uma funcionalidade como estas fosse implementada em todas as principais marcas de smartphones Android? É o que esta aliança espera alcançar num futuro próximo. Quem ganha é sem dúvida o consumidor!

Espera-se que esta funcionalidade de partilha de ficheiros entre na fase beta pública até ao final de agosto de 2019.