A ‘Random Access Memory’, normalmente conhecida como memória RAM. É um dos componentes mais importantes de qualquer computador! No entanto, que quantidade de memória realmente precisamos? 8GB? 16GB? 32 ou quem sabe, até mesmo 64!?

Em boa verdade, a quantidade de memória que irá precisar, dependerá de dois fatores, a quantidade que quer, e a quantidade de dinheiro que está disposto a pagar… Mas obviamente, sempre tendo em conta o que realmente precisa!

A memória RAM não é apenas importante num computador, também é uma das especificações mais importantes, num smartphone ou tablet. Ainda assim, vamos focar-nos no nosso aliado do dia-a-dia, o PC.



De quanta memória RAM precisa? Primeiro, algumas diretrizes!

  • 2GB: Uma quantidade irrisória de memória RAM, que hoje em dia, apenas encontramos em smartphones ou tablets de gama média/baixa.
  • 4GB: Uma quantidade de memória, que encontramos nos portáteis mais ‘budget’. Suficiente para trabalhos leves no Windows ou Chrome OS.
  • 8GB: Uma quantidade de memória completamente normal para sistemas Windows e macOS. É o suficiente para a grande maioria dos utilizadores.
  • 16GB: O ideal para jogadores e trabalho profissional.
  • 32GB+: Uma quantidade de memória para Entusiastas ou workstations.

É preciso ter em conta, que comprar mais memória RAM, não quer dizer que irá ter um PC mais rápido… Pode estar no fundo, a gastar dinheiro para nada! Compre aquilo que realmente necessita, para o uso que dá ao seu PC.

Afinal o que é a memória RAM!?

Eu sei que a maioria dos leitores que segue a l, está bem informado! Mas ainda assim, vamos tentar explicar o que é este componente.

Muitos utilizadores, que no fundo, estão um bocado desligados deste mundo, pensa que este tipo de memória é igual a um disco HDD ou SSD, mas na verdade, não tem nada a ver.

No fundo, quanto mais memória RAM tiver no seu PC, mais programas irá conseguir ter abertos em simultâneo!

É verdade que mesmo com menos RAM, pode abrir vários programas, mas o desempenho irá ser bastante mais baixo, visto que o PC irá começar a usar a mais lenta memória das drives de armazenamento.

Contudo, apesar de tudo isto ser verdade, um computador com mais memória RAM só é mais rápido, até certo ponto…

Afinal de contas, ter uma secretária maior, para meia dúzia de papeis, apenas quer dizer que gastou demasiado dinheiro, num espaço que na verdade não é necessário.

Aplicações que precisam de muita memória RAM

Na maioria das vezes, a aplicação que mais RAM irá gastar, é mesmo o sistema operativo do seu PC! Similarmente, temos também o nosso amigo ‘Google Chrome’, que é conhecido pelos seus requisitos de memória.

Claro que não pode fazer muito quanto à memória que os Sistemas Operativos utilizam… Mas mais RAM, irá garantir que um sistema ágil, e claro, mais abas do Chrome abertas ao mesmo tempo.

Na verdade, os programas começam a usar mais RAM, quando a sua complexidade aumenta… Ou seja, enquanto jogos simples como o Minesweeper, irá utilizar uma quantidade irrisória, um folha de cálculo do Excel com centenas/milhares de linhas, ou um projeto Photoshop, ou até mesmo um jogo, irá utilizar vários GBs de RAM.

A memória RAM está cada vez mais barata! 

O mundo da memória para Desktop, é agora algo bastante aliciante, depois de várias quedas no preço dos kits DDR4. Além disso, poderá trocar, ou adicionar mais módulos quando bem entender.



No entanto, mais uma vez saliento que deve comprar apenas aquilo que necessita… Não vale a pena comprar um carro com 600 cavalos, para andar a 50KM/h dentro das localidades.

Dito isto, 8GB é um bom ponto de partida! Na minha opinião, é mesmo o mínimo para um PC recente. Mas recomendo sempre, ou quase sempre, 16GB de memória RAM.

Mais do que isto, apenas se for um profissional na área da edição de imagem/vídeo, ou similar. Ou se tiver de lidar com grandes bases de dados, ficheiros de vídeo gigantescos ou programas de pesquisa e investigação.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião, nos comentários em baixo.

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para [email protected].