Sony GTK – XB72 – Uma grande pressão acústica aliada à qualidade – Com a chegada do Verão e subsequentemente do calor, começam cada vez mais a aparecer as festas “outdoor”, para aproveitar o bom ambiente e luz do sol. Ora bem, se por acaso gosta de impressionar os seus amigos com uma festa e um ótimo som, então a Sony poderá ser a solução para si.

A coluna Sony GTK – XB72 está pronta para criar uma festa em qualquer lado com um áudio potente, mesmo que estejamos ao ar livre. Contudo, tudo tem seu preço e aqui é possível que a marca tenha “exagerado” um pouco, leia toda a review e saberá o porquê.

Portanto, como deve imaginar, este equipamento conta com uma potência realmente incrível. Curioso para saber quantos Watts tem?

Pois, também eu gostaria de saber, mas não encontrei em lado algum a potência real desta ‘menina’. O que acaba por ser algo bastante curioso… A Sony não fornece a potência real desta coluna (RMS), nem sequer a potência de pico.

Ainda assim, recentemente testei a LG RL4 que conta com uns muito decentes 150W RMS. E desde já posso garantir que esta oferta da Sony consegue superar a potência sonora, especialmente no exterior.


LG XBOOM RL4: Uma coluna que impressiona na qualidade e no preço!


Dito isto, este equipamento conta dois altifalantes frontais de 16cm, capazes de produzir muito potência para o seu tamanho. Assim, aliados aos altifalantes, encontrará não quatro como as imagens tendem a mostrar, mas sim três tweeter’s capazes de produzir um agudo potente.

Assim sendo, estamos a contar aqui com um equipamento 3.2, capaz de animar qualquer festa, dentro e fora de casa.

Design

A Sony GTK – XB72, com cerca de 12Kg, conta também com um design interessante mas basicamente retangular. Dito isto, a parte frontal é mais larga que a sua parte traseira. Portanto, este equipamento tem a capacidade de ser colocado tanto na vertical como na horizontal, onde alberga uma grande surpresa.

Afinal de contas, na horizontal, a coluna pára cerca de meio segundo, para alterar o funcionamento dos tweeters de forma a produzir um som mais aberto e criar um som superior mais nítido. Algo, que é ainda mais acentuado pelo Processador de Sinal Digital (DSP) integrado na mesma.

Entretanto, o formato desta caixa ajuda muito a projetar o som a grandes distâncias, algo que foi feito de maneira propositada. Aliás, a caixa é aberta de estilo “openbox”, com a saída de ar a sair na mesma direção que sai o som.

Ou seja, isto ajuda especialmente para o exterior, alcançando um som mais direto. Contudo, se utilizar dentro de casa a baixo volume, irá pode notar uma falta de bass…

Aqui, ativar o modo “Extra Bass” ajuda, mas as vezes os graves sobrepõem-se demasiado. Este “problema” tem um forma fácil de resolver, apenas aumente o volume e todo o áudio complementa-se de uma forma incrível.

Na parte superior, vai encontrar todos os botões de controlo de música, luz, e das funções do equipamento.

Acerca das luzes deste equipamento tenho a dizer que a coluna está equipada com 3 zonas: Linhas RGB, Strobs e por fim, uma luz sobre o altifalante.

Escusado será dizer que a coluna se destaca imenso com a sua iluminação. Ou seja, pelo menos na minha opinião, temos aqui finalmente… Um sistema compacto de luzes que impressiona! Sobre o mesmo assunto, na própria caixa poderá escolher entre deixar as luzes ligadas (Sincronizadas com a música) ou simplesmente desligá-las.

Todavia, através da aplicação Sony Music Pall e consequentemente a aplicação Fliestable, poderá escolher em que cores da mesma e muito mais.

Na aplicação terá 4 modos: DJ Control, Illumination, Motion Control e Party Light.

  • No DJ Control, poderá adicionar vários efeitos e sons à sua musica.
  • No Illumination, como o próprio nome indica serve para controlar a luz do equipamento à sua maneira.
  • No Motion Control, adiciona a capacidade de controlar a coluna através de movimentos do seu smartphone.
  • Por ultimo em modo Party Light, o seu smartphone fará parte da festa e irá piscar, mudar de luz e acompanhar as luzes da coluna.

A aplicação existe tanto para Android como para iOS.

No entanto, encontrei um “problema”, as mesmas continuam a piscar e a funcionar plenamente, até ter de tirar o cabo da ficha. Aliás, eu desligo as luzes enquanto o equipamento está ligado, e quando desligo no botão, voltam-se a ligar automaticamente. Veja o video sobre isto.

Ademais, se for um aficionado por colunas como eu, saiba que estas luzes tratam-se apenas de um gimmick… Não melhorando, na qualidade e potência da coluna, ademais, sem as luzes o valor deste equipamento iria baixar. Ou seja, é um elemento puramente estético.

Conectividade

A conectividade de qualquer coluna atuais é feita de forma fácil por cabo ou através de Bluetooth. E claro que a Sony GTK – XB72 não fica atrás! Poderá ligar, fisicamente por cabo, Pen USB, ou ligar por wireless com o Bluetooth da mesma.

Dois pontos positivos aqui, é que a coluna irá ligar automaticamente na última fonte utilizada, em vez de iniciar sempre no Bluetooth. Afinal, este equipamento, como a grande maioria, mantém a conexão Bluetooth sempre ativa, enquanto muda de fonte.

Também, poderá conectar esta coluna a outra através da saída Line Out, que se encontra na traseira do equipamento. Contudo, é possível fazer o emparelhamento com varias colunas iguais, através da funcionalidade “Party Chain” da Sony. (Através de Bluetooth)

Na parte traseira, tem também a entrada para o microfone com o controlo de som do mesmo, não incluído na caixa, mas sempre bem vindo numa festa. A capacidade de controlar a intensidade do microfone na coluna, é algo muito bem pensado e faz todo o sentido.

Áudio e qualidade

O som desta coluna independentemente da fonte, demonstra um grande foco na projecção do som. Apresentando, um áudio potente capaz de impressionar com os seus graves, mesmo a altos volumes. Especialmente se escolher o modo “Extra Bass”, um velho conhecido da Sony.

Dito isto, onde a coluna brilha é a altos níveis de potência, mantendo sempre uma grande qualidade. Aliás, mesmo a 100% de potência não encontrei distorção alguma! O que é certamente de louvar.

Afinal de contas, no exterior não terá paredes para ajudar a propagar o som. Sendo, a grande caixa da coluna e o seu modo “Live”, a ajuda para produzir melhor som ao ar livre.

Entretanto, chegámos ao ponto mais importante de todos, o preço!

Como seria de esperar, a Sony GTK – XB72 impressiona mesmo muito com o seu áudio, especialmente quando levamos a potência ao máximo! Em suma, é uma coluna capaz de enfrentar o grande desafio, que é manter qualidade e um volume enorme, mesmo no exterior.

Contudo, se for ao site oficial verá que a coluna custa 350€… Isto, apesar da sua qualidade de construção, do super volume, do RGB, dos Strobs e até da sua qualidade de som… É bem provavel que seja um ponto negativo para a grande maioria dos consumidores.

Ainda assim, a coluna foi projectada para ter um uso abusivo, sempre a altos volumes. Contando, para isto com o seu sistema DSP para manter tudo a funcionar bem. E claro está, a qualidade tem de ser paga.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião, nos comentários em baixo.

Saiba mais sobre a coluna aqui.