A utilização de sensores de impressões digitais no ecrã é uma funcionalidade muito popular no Android. No entanto, está funcionalidade só é possível em ecrãs OLED que são significativamente mais caros que os LCD. Nos últimos tempos, vimos alguns ecrãs LCD que integram um sensor de impressões digitais no ecrã. Agora, a fabricante chinesa, Huawei, já tem um smartphone LCD com essa tecnologia. Como dizia outro dia num artigo de opinião que fiz acerca da Huawei vs Samsung não há como negar que atualmente a gigante chinesa é mais inovadora.

Huawei já tem smartphone LCD com tecnologia só dos OLED!

Na Huawei Developers Conference, a empresa apresentou um smartphone de ecrã LCD com um sensor de impressões digitais no ecrã. De acordo com a empresa, este dispositivo entrará em produção em breve.

Uma empresa também chinesa e aliada próxima da Huawei, a BOE, já tem um ecrã LCD com um sensor de impressões digitais integrado.

Ainda assim não sabemos se este smartphone Huawei em particular o usa. No entanto, lembramos que a BOE forneceu ecrãs para alguns dos principais dispositivos da Huawei, incluindo o Huawei Mate X.

Liu Xiaodong, vice-presidente da BOE, revelou no MWC 2019 Global Display Elite Summit que a tecnologia de sensor de impressões digitais da BOE foi desenvolvida com sucesso e estará a ser produzida em massa no quarto trimestre de 2019.

Já Wang Teng, diretor de produtos da Xiaomi, acredita que os ecrãs LCD com sensores de impressões digitais são tecnicamente viáveis. No entanto, ele não está otimista acerca do lançamento desta funcionalidade este ano. Segundo ele, o final do próximo ano (no mínimo) é mais provável. Atualmente, o painel LCD tem um amplo mercado ao nível dos smartphones e a maioria desses dispositivos é vendida por menos de 300 Euros. Se esta novidade se tornar realidade, ela provavelmente estará presente em modelos de baixo custo. Como é natural os principais modelos ainda devem manter os ecrãs OLED.