O Chrome 76 foi uma grande versão. Isto devido a uma enorme quantidade de alterações e novas funcionalidades. O Chrome 77 Beta é uma atualização muito menor se a compararmos com a antecessora. No entanto há alguns pormenores que merecem destaque.

Chrome 77 Beta: Melhorias no modo escuro

O Chrome atualmente tem dois comportamentos para o modo escuro. Por um lado, o Chrome 76 adicionou suporte à consulta CSS “prefere o esquema de cores”. Permite que os sites criem um tema escuro e o habilitem automaticamente quando o dispositivo estiver no modo escuro. Por outro, o Chrome também está a trabalhar numa funcionalidade de modo escuro forçado. Foi ligeiramente melhorado nesta atualização e de que já falámos na Leak.

Este modo apareceu pela primeira vez há poucos lançamentos como um simples filtro invertido de cores. No entanto, tornou-se um pouco melhor desde então. Como referido pelo XDA Developers, o Chrome parece agora menos propenso a inverter as imagens, mesmo que elas tenham fundos na sua maioria brancos.


Veja aqui como ativar o Dark Mode no novo Chrome!


A Google ainda está a ajustar essa funcionalidade. Há até mesmo algumas regressões em comparação com o Chrome 76. Por exemplo, o XDA revela que o texto cinza escuro nos seus artigos já não é convertido em branco, como na última atualização.

Se quiser experimentar, basta ativar a flag #enable-android-web-contents-dark-mode em chrome://flags.

Chrome 77 Beta: a alteração da tecla Enter

Provavelmente já percebeu que algumas aplicações móveis alteram a tecla Enter nos teclados virtuais para deixar mais claro aquilo que o botão realmente fará. Por exemplo, o Android permite que o botão Enter mude para um ícone de envio, uma seta para frente, uma marca de seleção e assim por diante (usando imoOptions). Agora as aplicações Web podem finalmente fazer o mesmo, a começar no Chrome 77 Beta.

Com o novo atributo “enterkeyhint”, os sites podem passar a informação ao browser de como deve ser o símbolo da tecla Enter. Alguns dos valores possíveis incluem enter, go, done, previous e search. Se tiver o Chrome Beta instalado, pode ver uma demonstração aqui.

Isto definitivamente não é uma mudança inovadora, mas deve facilitar o entendimento dos utilizadores acerca do que o botão Enter vai fazer numa determinada situação.

Chrome 77 Beta: Selecionador de contatos

Nunca houve uma forma das aplicações Web importarem contatos armazenados no dispositivo, especialmente devido a preocupações com a privacidade. No entanto, o Chrome 77 aborda isto com uma nova API do Seletor de contatos, que permite que as aplicações Web mostrem um ecrã no qual pode selecionar contatos. Quando toca em “Concluído”, o site pode aceder aos contatos que selecionou.

Felizmente, há uma série de barreiras de privacidade e segurança para evitar comportamentos maliciosos.

O seletor de contatos é um teste, por enquanto, o que significa que necessita ds ativar o sinalizador # enable-experimental-web-platform-features em chrome://flags para o testar.

Outras características

Como sempre, o Chrome 77 inclui alterações para utilizadores e programadores. Aqui estão algumas novidades menores que acompanham esta atualização:

  • Web MIDI em páginas não HTTPS está obsoleto.
  • A nova API PerformanceEventTiming pode fornecer aos sites informações sobre a latência da primeira interação numa página. Isto para ajudar a melhorar o desempenho.
  • A API Intl.NumberFormat permite que os sites exibam medições de unidades, notações científicas e outros tipos de formatação de números sem usar bibliotecas externas e outras ferramentas.
  • A cache HTTP do Chrome agora é dividida por origens. Isto para impedir que as páginas de um site saibam se uma funcionalidade de outro site foi armazenada em cache.
  • O Chrome agora pode tentar prever futuros cliques e toques no rato.
  • A API Serial permite que os sites comuniquem com dispositivos de hardware. Isto numa porta série física ou virtual, uma vez dada permissão.

Estas são então algumas das novidades. Se quer descarregar esta nova versão para Android pode fazê-lo aqui.

Leia também:

Será que o Dark Mode poupa assim tanta bateria nos ecrãs OLED?