A chegada do novo topo-de-gama da Samsung foi um dos acontecimentos mais badalados dos últimos meses. O Galaxy Note 10 e o Note 10 Plus já são uma realidade. Já falámos de todas as especificações e funcionalidades desses dispositivos. Agora, tudo parece indicar que é a vez do rival mais poderoso do mercado dominar os destaques da imprensa. É que o Huawei Mate 30/30 Pro já têm uma possível data de apresentação.

Huawei Mate 30/30 Pro – oficial a 19 de setembro com o Kirin 990!

As imagens reais, o ecrã curvo, os novos sensores, a mudança de design. Há muitas informações que já chegaram à Internet acerca do Mate 30 e do Mate 30 Pro e que nos fazem acreditar que serão dois dos equipamentos mais poderosos da atualidade.

O novo leak fala de uma data de apresentação imposta até ao final de Setembro e também da integração do chipset Kirin 990 como o novo processador.

Aparentemente, a informação vem diretamente de Wang Chenglu – presidente da Huawei Consumer Business Software. Dito isto, confirma que os novos Huawei Mate 30 e Mate 30 Pro podem ser apresentados a19 de setembro. Parece ser sem dúvida uma boa jogada. É que assim a empresa chinesa apresentaria o seu novo topo de gama cerca de um mês depois do lançamento da principal rival.

Entretanto e para tornar tudo ainda mais apetecível o gigante asiático parece ter integrado novas funcionalidades desconhecidas em que o Kirin 990 se assume como o verdadeiro protagonista.

Esta novidade do processador é sem dúvida interessante. É que até aqui tudo parecia indicar que o Kirin 985 teria sido o chipset escolhido pela Huawei para os novos dispositivos. No entanto, a empresa chinesa pode ter decidido incorporar o Kirin 990.

De acordo com os novos leaks, este processador seria o primeiro fabricado usando o processo EUV 7nm da TSMC. Isto permite uma densidade de transistores 20% superior dando origem a uma maior eficiência. Outra novidade é que a Huawei também integraria um modem 5G para a quinta geração da nova família Mate 30. No entanto não há mais informações sobre isto. Uma coisa digo. Se realmente isto se confirmar teremos uma verdadeira bomba. O segredo está nos pormenores decisivos que o colocam à frente da concorrência.

Em relação às outras funcionalidades o Huawei Mate 30 Pro pode chegar com um ecrã AMOLED de 6,7 polegadas a 90 Hz. Vem com uma grande monocelha em oposição às que têm a forma de gota de água. Dito isto, vai integrar novos sensores realmente inovadores. Na parte traseira teremos uma câmera tripla com sensores de 40 megapixeis. Tudo isto seria suportado por uma bateria de 4.000mAh. Destaca-se ainda a carga rápida de 55 W.