SoundHound e Shazam s?o os dois mais famosos identificadores de m?sica que existem, e ambos est?o dispon?veis para Android e iOS. Tanto um quanto o outro nasceu de uma ideia simples, mas que hoje cresceu para oferecer mais solu??es para o usu?rio, muitas vezes aliados a gravadoras ou servi?os de stream de m?sica.

Descubra o nome das m?sicas com seu Android, iPhone ou iPad

Shazam ou Soundhound? Confira qual app se sai melhor identificando m?sicas (Foto: Arte/TechTudo)

Interface: empate

Ambos os aplicativos primam por menus simples e design limpo, mas possuem muitos elementos na tela principal, o que pode confundir o usu?rio. H? muito tempo que rastrear e identificar m?sicas n?o ? mais a ?nica fun??o deles, que agora precisa dividir a sua interface entre v?rias op??es para tentar fidelizar o usu?rio.

Enquanto o Soundhound usa cores mais escuras, o Shazam optou por padr?es mais claros (Foto: Reprodu??o)

De qualquer maneira, o bot?o para identificar m?sicas ainda est? em destaque, em um bom tamanho e no topo da tela. Isso ? importante porque ? preciso ser r?pido para identificar uma m?sica antes que ela acabe. Neste quesito, a interface de ambos ainda cumprem bem o papel.

Playlists, tend?ncias musicais, propagandas de outros apps e dezenas de v?deos s?o alguns dos elementos que permeiam a interface dos dois. Por?m, a principal diferen?a entre os dois est? no esquema de cores. Enquanto o Soundhound aposta em uma interface escura, o Shazam traz um visual mais claro.

Desempenho: Shazam?

Qual o melhor servi?o de streaming de m?sica? Descubra no F?rum do TechTudo

Selecionamos cinco m?sicas de estilos e artistas diferentes para cronometrar o tempo que cada app precisou para identific?-las. Esses testes foram conduzidos em um smartphone Android, com ambos os aplicativos atualizados para a ?ltima vers?o, e utilizando uma rede Wi-Fi.

O Shazam reconheceu todas as m?sicas dentro de um per?odo de 3 segundos, sem apresentar qualquer instabilidade. J? o Soundhound ficou dentro deste tempo em apenas tr?s can??es. Enquanto a quarta m?sica demorou um pouco mais, e a quinta s? foi identificada na terceira tentativa, pois o servidor da empresa apresentou problemas nas duas primeiras vezes.

Usabilidade: Shazam

Assim que uma m?sica ? reconhecida, o Shazam, posiciona o seu bot?o de identifica??o na p?gina de resultado, para que o usu?rio possa come?ar o processo novamente, sem precisar de qualquer outra etapa. J? no Soundhound, ? necess?rio voltar at? a primeira tela para escutar uma nova can??o.

Por?m, em outro aspecto o Soundhound se sobressai, ao colocar o hist?rico de pesquisas na tela principal do seu aplicativo, para um alcance mais r?pido do usu?rio. Enquanto isso, no Shazam, ? preciso acessar uma outra aba.

Funcionalidades: empate

Ambos os programas possuem widgets na vers?o Android que t?m o mesmo objetivo: identificar uma m?sica sem que precise abrir antecipadamente os respectivos apps. Sem d?vida, essa ? uma economia de tempo necess?ria para este tipo de fun??o, que muitas vezes exige rapidez, inclusive em situa??es de movimento.

Sempre que uma m?sica ? identificada, h? a possibilidade de

... ouvi-la em um servi?o de streaming de m?sica. Neste quesito, o Shazam leva vantagem novamente, ao oferecer conex?o com tr?s produtos concorrentes, Spotify, Deezer e o Rdio. Deste modo, o usu?rio tem mais op??o de escolha, ao contr?rio do Soundhound que s? oferece o Spotify como parceiro.
Shazam oferece sincroniza??o com mais servi?os de streaming (Foto: Reprodu??o)

Por quest?es de direitos autorais, nenhuma m?sica pode ser ouvida dentro dos respectivos aplicativos, mas ao contr?rio do Shazam para Android, o Soundhound pelo menos toca um pequeno trecho da faixa, que serve como um preview.

Ambos os produtos tocam videoclipes sem restri??es, e fazem um ?timo trabalho ao mostrar o que ? tend?ncia no mundo da m?sica, ao exibir listas de mais tocadas, buscadas, ou aquelas que foram encontradas por outros usu?rios recentemente.

? poss?vel assistir v?deos nos dois aplicativos (Foto: Reprodu??o)

Disponibilidade: Shazam

Quando pensamos em n?mero de plataformas onde um app pode estar dispon?vel, o Shazam outra vez d? um banho no Soundhound. Enquanto o primeiro possui op??es para Android, iOS, Windows Phone, Windows 8 e at? Mac OS, o segundo apresenta vers?es para Android, iOS, Windows 8 e BlackBerry apenas.

Conclus?o: Shazam

Como os dois aplicativos s?o gratuitos, nada impede que voc? tenha os dois instalados em nossos smartphones, por?m, se tivesse que escolher apenas um, ficaria com o Shazam. Se fizermos uma revis?o de todos os quesitos apresentados, ou ele venceu seu concorrente, ou ficou em empate. Portanto, ? at? uma escolha natural.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo