O Windows 10 completa o quarto aniversário nesta segunda-feira (29). Anunciado pela Microsoft em 2015, o software chegou com a proposta de reformular a experiência do usuário resolvendo problemas acumulados por versões anteriores como o Windows 8, Windows 7 e Windows XP. Para isso, a fabricante investiu em um novo modelo de distribuição, liberou atualização gratuita no primeiro ano e relançou diversas funções clássicas. Hoje, ele responde por 40% de todos os PCs com Windows – no total, 87,4% dos computadores do mundo rodam alguma versão do sistema, segundo o NetMarketShare. Relembre, a seguir, sete recursos do sistema operacional que já se tornaram comuns, mas foram inovadores há quatro anos.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. Menu Iniciar

Abandonado no Windows 8, o Menu Iniciar ressurgiu no Windows 10 mesclando recursos clássicos presentes até o Windows 7 com funções mais inteligentes e um design melhorado. A tela trouxe atalhos para aplicativos com o mesmo visual de azulejos de antes, mas com a possibilidade de personalizar o tamanho e a posição dos itens, além das dimensões gerais da janela. Além disso, o Iniciar passou a organizar melhor os botões principais de energia e configurações, além de trazer pesquisa por ordem alfabética e exibição de lista com últimos programas instalados.

2. Cortana

Integrada ao Iniciar e desvinculada a partir da última atualização, a Cortana foi outro destaque do Windows 10. A inteligência artificial demorou para entender e falar português, mas, pouco a pouco, foi ganhando funções localizadas para o Brasil. Atualmente, o recurso permite criar lembretes, agendar compromissos e obter previsão do tempo, entre outras tarefas, por meio de comandos de voz.

3. Central de notificações

Até o Windows 10, o sistema da Microsoft não tinha um local para concentrar todas as notificações para o usuário. Alertas de atualizações, e-mails e outros tipos de avisos eram exibidos por para programa separadamente, a não ser que o app fosse um dos sempre ativos na bandeja do sistema – aquele grupo de itens alojados na barra de ferramentas, próximo ao relógio.

Com a Central de Ações, o software passou a ter um local fixo onde o usuário pode conferir os últimos alertas recebidos. Além disso, ele conta com atalhos para Bluetooth, Modo Avião e outros recursos. Porém, não traz informações sobre programas antigos nem substitui os alertas da bandeja.

4. Menu de configurações

O Windows 10 tornou muito mais fácil configurar o Wi-Fi, checar o armazenamento, criar usuários, entre vários outros tipos de tarefas. Há quatro anos, o sistema concentrou boa parte dos seus menus no novo app Configurações, que tem atalho no Menu Iniciar e traz os recursos do software separados em categorias. Menus clássicos como o Painel de Controle e o Gerenciador de Dispositivos permanecem, mas boa parte das suas funções já podem ser acessadas pelo app. A tendência é que, no futuro, todos os ajustes no PC possam ser feitos por meio das configurações.

5. Apps nativos

O Windows 10 também estreou alguns aplicativos que vêm pré-instalados e ajudam a fazer tarefas básicas no PC. O Windows Media Player deu lugar aos aplicativos Fotos e Filmes e TV, além do Groove Música, que foi descontinuado. O sistema também ganhou novos apps de clima, calendário, e-mail, calculadora e gravador de voz nativos, além de um Skype remodelado. Em 2017, também passou a oferecer um editor de vídeos que serve como substituto do Movie Maker.

6. Navegador Edge

Entre os novos apps,

... o principal é o Edge, um navegador criado do zero como alternativa ao criticado Internet Explorer. Integrado à Cortana e com ferramentas de anotações, o browser nunca chegou a ameaçar a posição de rivais como o Google Chrome e o Firefox. Mas, a Microsoft segue investindo no programa e deve lançar, em breve, uma versão baseada no Chromium, de código aberto. A tendência é que ele se torne compatível com as extensões da Chrome Web Store.

7. Atualizações constantes

O Windows 10 representou um ponto de virada para a Microsoft não só pelo novo design e aplicativos melhorados. O sistema passou a ser comercializado como serviço, rompendo a tradição de versões fechadas e vendidas como produtos acabados. O software tem updates regulares com correções de bugs e melhorias de segurança, além de trazer grandes atualizações com novos recursos e programas liberadas pelo menos uma vez ao ano.

O modelo é similar ao da principal rival Apple: ao comprar um computador com o sistema operacional pré-instalado, o usuário tem direito a todas as futuras atualizações gratuitamente, desde que a máquina obedeça aos requisitos mínimos de hardware.

Qual o melhor Windows de todos os tempos? Comente no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo