A MIBR continua em busca de um jogador para substituir Marcelo “coldzera” David. Gabriel “FalleN” Toledo, o in game leader da equipe de Counter Strike: Global Offensive (CS:GO), contou ao TechTudo alguns detalhes sobre o processo de escolha do novo player. "Tem gente, por exemplo, que está com problema de visto. Ou jogadores que até gostaríamos de ter no time, mas que estão em outra equipe e não podem sair. Ou não querem sair". A entrevista aconteceu nos bastidores do Intel Extreme Masters (IEM) Chicago, no último domingo (21).

Apesar de FalleN não citar nomes, as informações reforçam alguns rumores que circulam na comunidade. Desde que coldzera foi para o banco da MIBR, nomes como o de Vito "kNgV-" Giuseppe e de jogadores da FURIA Esports foram apontados como potenciais substitutos. FalleN, no entanto, também não descarta a possibilidade de buscar alguém totalmente novo no cenário. "Podemos pegar alguém que é muito novo e tentar cuidar desde criança, ou algum jogador que a gente já conhece. Estamos tomando essa decisão com cautela para fazer o melhor possível".

Saída de cold: "revitalização da equipe"

A MIBR joga com o coach da equipe Wilton "zews" Prado desde que coldzera foi para o banco. Mas independente do desfalque, a equipe tem sido elogiada por atuar com mais fibra e comemorar cada round vencido. "Eu acho que o time está encarando essa mudanças como uma oportunidade de reencontrarmos a nós mesmos como jogadores e indivíduos, e acredito que estamos tendo sucesso. A gente tem se divertido bastante, temos tido resultados legais", comemora.

Talvez por isso, FalleN entenda o processo de substituição de cold como uma revitalização. "A saída dele foi complicada. Foi algo que acabou acontecendo, mas que, na minha opinião, foi um mal necessário. A gente estava precisando realmente de uma revitalização", diz o jogador. FalleN atuava ao lado do companheiro desde 2015. Juntos, os atletas venceram os maiores torneios de CS:GO do mundo ao vestirem as camisas da Luminosity Gaming, da SK Gaming e, por fim, da MIBR.

Nos últimos meses, no entanto, o elenco teve uma queda de desempenho que culminou, agora, na saída de coldzera. Apesar do fim da parceria, FalleN não deixa de elogiar o ex-companheiro de equipe e reconhecer o trabalho que fizeram juntos. "Sobre o cold, eu realmente só tenho coisas boas para falar. Ele é um cara diferenciado, obstinado pela vitória, que ajudou a gente a conquistar os melhores resultados que talvez a gente tenha na vida. Então eu só vou guardar as histórias positivas e desejar boas sorte para ele. Ele com certeza vai achar um time muito bom que vai querer jogar com ele".

Como montar um PC gamer barato que rode GTA 5 e CS GO? Veja dicas no Fórum TechTudo

Futuro da MIBR

A MIBR ainda não definiu o seu novo player, mas já sabe qual caminho quer seguir nos próximos meses. "No novo jogador a gente vai buscar alguém que seja animado, alguém que traga essa vibe positiva que a gente está tentando manter. Alguém que esteja com a cabeça aberta para aprender junto com a gente. Ele tem que estar realmente disposto a todos os desafios", declara.

A equipe também passou a ser acompanhada por um psicólogo no início de julho. Para FalleN, o time precisou ter resultados muito ruins para perceber a necessidade desse tipo de auxílio. "É muito mais fácil para o jogador achar que o problema está no outro do que em si mesmo, né? Isso eu digo por conta minha. E eu acho que isso vem acontecendo no time há um bom tempo".

João Ricardo Lebert Cozac, que já tem experiência nos esports, encontra co

... m os jogadores da Made In Brazil uma vez por semana, e FalleN já vê resultados positivos. "A gente está fazendo esse trabalho mental constantemente, o que é muito importante no CS:GO e em qualquer esportes. Porque o jogo é totalmente mental, não tem como evitar isso", finaliza.

O IEM Chicago 2019 começou na última quinta-feira (18) e terminou no domingo (21) e o TechTudo foi até EUA para acompanhar o evento de perto. Ao todo, o torneio reuniu oito times da Europa e América do Norte na briga por US$ 250 mil (R$ 992,6 mil em conversão direta). A grande campeã da competição foi a Team Liquid.

*A jornalista viajou a convite da Intel



>>> Veja o artigo completo no TechTudo