A ENCE eSports eliminou a MIBR do Intel Extreme Masters (IEM) Chicago 2019, torneio de Counter Strike: Global Offensive (CS:GO). O time de europeus enfrentou os brasileiros neste sábado (20) pelos playoffs da competição. A série MD3 (melhor de três), no entanto, foi acirrada: a ENCE perdeu o primeiro mapa e precisou virar o jogo para seguir viva na disputa. Para Aleksi "Aleksib" Virolainen, o in-game leader da ENCE, o resultado mostra que a line up da Made In Brazil é forte e pode voltar a vencer grandes torneios de CS:GO.

Em entrevista ao TechTudo nos bastidores da IEM Chicago 2019, Aleksib avaliou a performance do elenco brasileiro. "Eles nos surpreenderam. O primeiro mapa da série foi Mirage. Eles escolheram o mapa e nós achamos que esse era bom pick para nós, porque somos uma equipe boa na Mirage. Mas algo aconteceu com a ENCE, individual ou coletivamente, e os players da MIBR também jogaram muito bem", elogia.

Quer comprar jogos, consoles e PCs com desconto? Conheça o Compare TechTudo

É claro que o líder de equipe não ignora os méritos do próprio time. Depois de perderem a Mirage por 16-9, os europeus venceram na Train por 16-5 e fecharam a série na Dust2 com placar de 16-7. "Após a primeira partida nós conversamos e entendemos que precisávamos melhorar, jogar como uma equipe e acordar. Depois disso, eu acho que a gente jogou uma boa Train e mantivemos o mesmo ritmo na Dust2".

Se por um lado a ENCE jogou muito bem, por outro a MIBR vive um momento de incerteza no cenário. Depois de ter resultados abaixo do esperado nesse primeiro semestre de 2019, o time perdeu o jogador Marcelo "coldzera" David, que foi para o banco da equipe há poucos dias. Para solucionar o desfalque, o coach da equipe Wilton "zews" Prado substituiu cold. O futuro do time segue indefinido até que um novo player seja anunciado oficialmente.

"Não tenho certeza do que eles vão alcançar com o zews. Ele é o coach deles e teve que jogar, mas ainda assim ele jogou muito bem. Eu não sei o que eles farão no futuro, quem eles irão trazer, mas eu acho que eles irão melhorar ", declara. Apesar do momento vivido pela Made In Brazil, Aleksib ainda acredita que o time possa voltar a ser um dos melhores do mundo do CS:GO.

Mas por ora o jogador vê a FURIA como o time brasileiro como maior ameaça no cenário internacional. A equipe ganhou destaque nos últimos torneios e chegou ao top cinco do ranking da HLTV. "Além de ter uma line up completa, eles têm mostrado ótimos resultados. Tanto a MIBR quanto a FÚRIA são ótimas equipes e acho que eles farão estrago. Agora eu vejo a FURIA como maior ameaça, mas a longo prazo a MIBR pode voltar a crescer na cena", finaliza.

ENCE e Team Liquid jogam a final do IEM Chicago neste domingo (21), a partir das 16h30 no h

... orário de Brasília. O torneio começou na última quinta-feira (18) e colocou oito times da Europa e América do Norte na briga pelo prêmio total de US$ 250 mil (R$ 992,6 mil em conversão direta). A final do campeonato será transmitida ao vivo pelos canais oficiais da ESL e ESL Brasil na Twitch TV e YouTube.

Como montar um PC gamer barato que rode GTA 5 e CS GO? Veja qual escolher no Fórum TechTudo

*A jornalista viajou a convite da Intel



>>> Veja o artigo completo no TechTudo