Segundo as mais recentes informações, a AMD decidiu descontinuar a produção da sua placa gráfica topo de gama, a Radeon VII. Portanto, segundo o portal Cowcotland, a AMD já não vê qualquer tipo de viabilidade no produto, na luta contra a NVIDIA RTX 2080, especialmente agora que a RX 5700XT está quase ao mesmo nível da sua atual topo de gama, custando muito menos a produzir.

A AMD decidiu retirar a Radeon VII do mercado, devido ao seu custo de produção, em relação às novas Navi!

A RX 5700XT tem uma ‘Bill of Materials’ (Lista de Componentes) muito mais barata, em relação à Radeon VII, devido à simplicidade do seu AISC, e uso de memória GDDR6.

Caso não saiba, a Radeon VII é baseada num design complexo MCM (multi-chip module), que não só contém um GPU de 7nm, como 4 ‘stacks’ de memória HBM2 de 32Gbit. Tem também requisitos VRM muito mais pesados.

Isto, já para não falar na arquitetura Vega, em que a Radeon VII se baseia… Que infelizmente perde de uma maneira bastante significativa, contra a nova arquitetura Navi.

Em suma, com esta decisão ‘estranha’, mas provavelmente bem pensada e no fundo, positiva para a empresa… Não sabemos como irá ser o futuro da gama alta da AMD Radeon!

Será que vamos ter uma placa gráfica Navi mais apetrechada? Alguns rumores indicam que sim, mas também indicam que não vamos ter mais nenhum lançamento em 2019.

Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião, nos comentários em baixo.

Fonte


(Leak) AMD Radeon RX 5950, 5900, 5850 e 5800 a caminho!

Quando a NVIDIA começou a lançar ‘teasers’ em relação à nova gama GeForce RTX 20… Tive a sensação que não poderia ser uma resposta apenas às Navi 5700 e 5700 XT. E pelos vistos tinha razão.

Afinal, a AMD também tem uma gama completa de placas gráficas a caminho do mercado, o que explica a pressa da NVIDIA!



Leia o resto do artigo aqui.