Processadores Ryzen 3000 em motherboards B350? Será uma boa ideia? – Como deve saber, muito se falou acerca da retro-compatibilidade dos novos processadores Ryzen 3000, com as antigas motherboards A320, B350, X370, B450 e finalmente X470. Aliás, a própria MSI chegou a dizer aos consumidores, que não iria suportar as suas boards mais antigas…

O que claro está, gerou uma grande revolta entre os entusiastas do mundo do Hardware de PC

No entanto, de forma muito curiosa, esta falta de suporte não se deve à falta de capacidade ou qualidade dos chipsets, ou até mesmo do ‘power delivery’ destas motherboards. Afinal de contas, já existem provas que até o atual topo de gama Ryzen 9 3900X consegue funcionar numa board A320. (link)

O grande problema era mesmo o tamanho das novas BIOS! Que simplesmente não cabiam nos chips de memória que as fabricantes implementaram nas suas motherboards.

Claro que as grandes fabricantes como a MSI, ASUS, etc… Já arranjaram solução para o problema. Muito provavelmente motivadas pela quantidade de fãs que recorreram às redes sociais, dizendo que não iriam comprar mais nada destas, se por acaso o suporte fosse deixado de lado.

Então… Os novos processadores funcionam ou não nas motherboards antigas?

Temos boas notícias, para quem tem uma motherboard AM4 de gama baixa! Afinal, irá poder adquirir um Ryzen 5 3600X ou até um Ryzen 9 3900X sem grandes problemas. Ou seja, não foram verificados até ao momento, grandes problemas na performance. (Sem contar com os já conhecidos problemas com o suporte de memória RAM das primeiras gerações Ryzen)

Contudo, não espere conseguir fazer overclock ao 3900X com uma motherboard B350! Pelo menos não, numa motherboard de gama baixa

É possível que seja possível fazer algum OC nas motherboards mais apetrechadas, com VRMs de maior qualidade. Mas isso terá de fazer por sua conta e risco, tomando muita atenção às temperaturas apresentadas pela sua board.

Em suma, se quiser ter uma ideia das diferenças de desempenho entre as diferentes gerações de motherboards, leia a review do TechSpot aqui.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião, nos comentários em baixo.