O Facebook ir? introduzir v?deos esf?ricos na sua Linha do Tempo, conforme anunciou o fundador da rede social, Mark Zuckerberg, durante a confer?ncia para desenvolvedores F8, realizada na ?ltima semana, em S?o Francisco. A ferramenta de "videos esf?ricos" est? em fase de testes e ir? funcionar de forma semelhante aos v?deos em 360 graus recentemente incorporados ao YouTube, do Google.

Facebook agora alerta sobre shows da sua banda favorita perto de voc?

V?deos esf?ricos em 360 graus est?o sendo testados no Facebook (Foto: Reprodu??o/Facebook)


N?o s? os aplicativos est?o mudando, mas tamb?m o tipo de conte?do que as pessoas desejam ver e compartilhar. Segundo Zuckerberg, h? cinco anos o que mais se via no Facebook eram textos. Hoje s?o fotos, e a aposta ? de que em mais cinco anos, sejam v?deos e, depois, realidade virtual e aumentada (VR/AR). Al?m da mudan?a de conte?do, a frequ?ncia de compartilhamento tamb?m aumentou muito.

Pensando nisso, o Facebook procura construir ferramentas para que os apps que est?o sendo desenvolvidos permitam que as pessoas compartilhem os diversos conte?dos que estejam produzindo. ?Quando se fala em realidade virtual, a maioria das pessoas primeiro pensa em jogos, mas eu penso que os v?deos ser?o ainda mais importantes para esse ramo [redes sociais]?, afirma Zuckerberg.

H? cinco anos o que mais se compartilhava no Facebook eram textos, hoje s?o fotos (Foto: Reprodu??o/Facebook)

Como ir? funcionar

Os v?deos esf?ricos em 360 graus prometem criar a imers?o que se v? em um jogo 3D, por exemplo. Os registros s?o filmados com 24 c?meras trabalhando em conjunto e o usu?rio poder? ?se movimentar dentro de v?deo e v?-lo de ?ngulos diferentes?, afirma Zuckerberg.

Eles ir?o funcionar de forma semelhante aos v?deos em 360 graus recentemente lan?ados no YouTube e o j? conhecido Google Street View, s? que com v?deos. O usu?rio poder? movimentar as teclas de dire??o para ver o registro do ?ngulo que preferir. Durante um show, ser? poss?vel escolher ver o palco ou a plateia sob a perspectiva do artista.

Mark Zuckerberg anuncia novidades na F8 (Foto: Reprodu??o/Facebook)

Segundo Zuckerberg, mais de tr?s bilh?es de v?deos s?o vistos por dia na rede social, tornando esse um dos conte?dos mais envolventes da plataforma. Com a novidade, o Facebook pretende trazer ainda mais intera??o, j? que as imagens ser?o imersivas, fazendo com que voc? se sinta presente no lugar.

360 ao vivo e embed

A plataforma pretende eventualmente disponibilizar v?deos em 360 graus ao vivo. J? pensou poder curtir aquele show que voc? n?o conseguiu ir em tempo real? E podendo escolher se quer ver a plateia ou o artista de perto. Grandes festivais certamente ir?o aproveitar.

Al?m disso, ser? poss?vel compartilhar as grava??es postadas no Facebook fora da rede social, atrav?s de um c?digo ?embed?, o que pode confrontar com o concorrente YouTube. Um usu?rio poder? compartilhar um v?deo de sua timeline em qualquer site sem precisar usar a plataforma do Google ou o Vimeo, por exemplo, que j? suportavam a fun??o.

Realidade Virtual

A novidade n?o estar? restrita ?s telas, ? claro, e Zuckerberg anunciou que os v?deos esf?ricos

... tamb?m chegar?o ao Oculus Rift. Em meados do ano passado, o Facebook comprou o headset por U$ 2 bilh?es (cerca de R$ 6,3 bi), e deixou todos curiosos sobre o que a companhia iria fazer com o aparelho.
"Teleportation Station" na confer?ncia para desenvolvedores F8 (Foto: Reprodu??o/Facebook)

Agora, por?m, as d?vidas come?aram a ser esclarecidas. O movimento ? apenas uma pequena amostra de como a rede social pretende mudar nos pr?ximos meses e anos, entrando no mundo da realidade virtual em jogos sociais e na Linha do Tempo. De acordo com Zuckerberg, esse ? somente o primeiro passo para v?deos ainda mais envolventes que vamos ver atrav?s da realidade aumentada.

Durante a F8, foi citada a ?Teleportation Station?, como foi chamada, para que os desenvolvedores pudessem ter uma primeira ideia dos v?deos em 360 graus. ?Estamos come?ando a ver v?deos reais se fundirem com realidade virtual e realidade aumentada?, afirma Zuckerberg.

Por enquanto, foi anunciado apenas que a fun??o est? em fase de experimenta??o, e ainda n?o tem qualquer data ou previs?o de lan?amento no site. Por?m, a realidade n?o parece t?o distante.

Via Facebook, Mashable, The Next Web, TechCrunch e Wired



>>> Veja o artigo completo no TechTudo