O Time Machine é o recurso de backup integrado do Mac OS X, sistema operacional da Apple.  A função faz uma cópia de todos os seus arquivos para um disco rígido externo. Além de uma cópia fiel dos dados de seu HD, esse serviço também pode ser utilizado para recuperar arquivos e até mesmo restaurar todo o sistema, caso o seu MacBook dê algum defeito.

Lista traz seis HDs externos para usar no Mac

Veja em nosso tutorial o passo a passo da configuração do Time Machine, e descubra como é simples manter uma cópia de segurança dos seus dados. O procedimento exige apenas que você tenha um HD externo disponível, nesse caso usaremos um modelo da Seagate. Não há restrição de fabricantes, porém é necessário que ele tenha uma capacidade maior que a quantidade de arquivos que você tem em seu computador.

Use um HD Externo comum com Time Machine (Foto: Diego Borges/TechTudo)

Passo 1. Após conectar o HD externo, é necessário formatá-lo no padrão Apple para que ele possa ser usado pelo Time Machine. Para isso usaremos o “Utilitário de Disco”. Para acessá-lo, basta clicar em “Finder”, depois em “aplicativos”, em seguida “Utilitários” e “Utilitário de Disco”;

Acesso ao utilitário de Disco pelo Finder (Foto: Reprodução/Diego Abreu)

Passo 2. Selecione o seu HD externo e clique na opção “Apagar”;

Selecione seu HD externo(Foto: Reprodução/Diego Abreu)

Passo 3. Nomeie seu HD externo como preferir. Em “Formato”, selecione a opção “OS X Expandido (Reg. Cronológico)”. No “Esquema”, coloque em “Mapa de Partição GUID”. Com essas configurações ele estará pronto para ser usado pelo Time Machine. Clique em “Apagar”;

Selecione as opções para formatar seu HD corretamente (Foto: Reprodução/Diego Abreu)

Passo 4. É bem provável que após a formatação, um aviso como o abaixo, apareça em sua tela. Selecione a opção “Usar como Disco de Backup”.

Notificação do Time Machine (Foto: Reprodução/Diego Abreu)

Caso não apareça, basta clicar no ícone da Maçã no canto superior esquerdo, depois ir “Preferências do Sistema” e escolher a opção “Time Machine”;

Acesso ao Time Machine pelas Preferências do Sis
... tema (Foto: Reprodução/Diego Abreu)

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tech no Android ou iPhone

Passo 5. Mova a chave do Time Machine para o modo “Ativo” e depois clique em Selecionar Disco de Backup…”.

Ative o Time Machine e selecione o Disco (Foto: Reprodução/Diego Abreu)

Passo 6: Em seguida, selecione o seu HD externo para ser o disco de backup do Time Machine;

Note que há a opção “Criptografar backups”. Esse é um recurso de segurança que torna o seu backup mais protegido através de criptografia. Ao selecioná-lo, surgirá uma janela para que você configure uma senha. Somente com essa senha será possível acessar o backup. É uma boa opção para quem tem dados sigilosos.

A criptografia é um recurso adicional (Foto: Reprodução/Diego Abreu)

Após optar ou não pela criptografia, clique em “Usar Disco”. O backup será iniciado automaticamente. Pronto. Você acabou de configurar o seu Time Machine!

 Sempre que conectado, seu HD configurado como Time Machine realizará o backup automático de hora em hora. O primeiro backup após a configuração é geralmente o mais demorado, podendo levar várias horas, dependo de sua quantidade de arquivos. 

A partir do segundo, o processo é bem mais rápido. Pois, ao invés de copiar todos os arquivos novamente, ele copia somente os arquivos criados ou alterados desde o último backup.

Dicas: Há dois ícones na parte inferior da janela do Time machine. o “Mostrar Time Machine na Barra de Menu” e “Opções”.

Opções extras para otimizar o Time Machine (Foto: Reprodução/Diego Abreu)

Com essa opção “Mostrar Time Machine na Barra de Menu” selecionada, um ícone aparecerá na Barra superior, próximo ao relógio, permitindo que você acompanhe o processo, sem precisar acessar dentro das Preferências do Sistema.

Verificando o progresso do backup pela barra de menus (Foto: Reprodução/Diego Abreu)

Como recuperar dados de um HD externo danificado? Participe do Fórum do TechTudo

Já em “Opções”, caso você queira que um determinado arquivo não faça parte do parte do backup, basta clicar no ícone com sinal de “+” e escolher o arquivo. Nessa janela também é possível ativar ou desativar notificações sobre exclusão de backups antigos, e permitir que o backup seja feito, mesmo se o notebook estiver desconectado da tomada. É recomendado que você deixe essa opção desmarcada e sempre conecte o carregador quando for realizar um backup.

Em “Opções” é possível excluir itens dos backups (Foto: Reprodução/Diego Abreu)


>>> Veja o artigo completo no TechTudo