A Xiaomi anunciou a nova versão do Mimoji, sua plataforma de criação de avatares personalizados 3D. A novidade chega com o lançamento da linha de celulares Mi CC9. Os bonecos, no entanto, têm sido motivo de mais uma polêmica com a Apple, que já possui o chamado Memoji, serviço semelhante ao anunciado recentemente pela marca chinesa. De acordo com Lao Wei, gerente de produtos da linha CC, o Mimoji possui mais de 165 opções de cortes de cabelo, rostos e acessórios que podem ser escolhidos pelo usuário.

A primeira versão do Mimoji era limitada a figuras prontas, principalmente de animais. O usuário podia gravar pequenos vídeos e ter sua expressão e movimentos faciais imitados pelo boneco. Com a atualização, que pode ser uma exclusividade da linha CC9, passa a ser possível criar uma figura com características humanas altamente personalizáveis. Como os avatares também podem imitar o rosto do usuário, a Xiaomi foi acusada de plagiar o Apple Memoji por diversas pessoas na Internet.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

A gigante chinesa emitiu uma nota esclarecendo que não copiou o Apple Memoji, e ameaçou processar quem insistir em compartilhar o que a empresa chamou de "boatos". O Gerente Geral de Relações Públicas da Xiaomi, Xu Jieyun, disse ainda que o primeiro lançamento do Mimoji foi em maio de 2018, semanas antes de a Apple anunciar o nome Memoji, que era uma atualização do Animoji.

Anunciado na WWDC 2018 como um recurso novo do iOS 12, o Apple Memoji foi, de fato, uma evolução do já existente Animoji. Assim como a primeira edição do Xiaomi Mimoji, a ferramenta da Apple só permitia o uso de bonecos prontos, de animais e outras figuras. Graças à tecnologia da câmera TrueDepth, presente a partir do iPhone X, os avatares podiam ser controlados pelos movimentos faciais do usuário. A ferramenta também está presente

... nos modelos mais recentes lançados pela maçã, como o iPhone XS, e tudo indica que continue disponível nos próximos smartphones da empresa.

O celular Xiaomi é bom? É confiável? Descubra no Fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo