A Huawei estaria intensificando os testes do HongMeng (também chamado de Ark OS para o mercado internacional), um novo sistema operacional que promete ser concorrente do Android. Segundo o jornal chinês Global Times, os rumores apontaram que, durante as prévias, a plataforma apresentou um desempenho 60% mais rápido do que o do seu maior rival. Apesar de a fonte do relatório não ter sido mencionada, a expectativa é de que o OS seja lançado daqui a alguns meses.

Entretanto, como a novidade ainda não foi confirmada, supõe-se que a notícia possa fazer parte da campanha em andamento do governo chinês para que o governo dos Estados Unidos recapitule sobre a proibição de negócios da empresa nos EUA. Com a guerra comercial entre China e Estados Unidos, o presidente Donald Trump decidiu proibir corporações chinesas de comprarem e venderem equipamentos tecnológicos de companhias norte-americanas, devido ao rumor de estarem envolvidas em esquemas de espionagem.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Após os efeitos dessa decisão, com o Google suspendendo os direitos da Huawei ao Android e a serviços como o Gmail e Play Store, a empresa chinesa pode estar em busca de criar uma alternativa à plataforma usada atualmente. Apesar de ainda não estar confirmado, o novo sistema operacional pode estar com uma possível parceria com a gigante de tecnologia Tencent e promete ser uma das maiores criações da companhia, além de bater de frente com inúmeras plataformas digitais.

Huawei também pode usar sistema operacional russo

Outra possibilidade é de que a Huawei use uma plataforma russa em seus celulares. Por conta do desentendimento com o governo norte-americano, a fabricante estaria testando o sistema operacional Aurora OS em alguns smartphones. O SO da Rússia, desenvolvido com base no Sailfish OS, é mantido pela Russian Open Mobile Platform e entrou no mercado com o intuito de concorrer com o Android, iOS (iPhone) e Windows Phone.

O diferencial deste sistema é a funcionalidade de gestos em vez de botões, além de focar na segurança e privacidade de seus usuários. A plataforma promete co

... letar apenas as informações necessárias para executar os serviços e não vende e nem armazena dados sem o seu consentimento.

Qual é a sua rede social favorita? Opine no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo