Diversos jogos competitivos exigem configurações básicas de PCs e notebooks, como League of Legends (LoL), Counter-Strike: Global Offensive (CS:GO) e o card game Magic: The Gathering Arena. Os títulos, que são verdadeiro sucesso nos esports, não trazem gráficos tão avançados, mas têm downloads gratuitos. Veja, a seguir, sete jogos competitivos que podem rodar em notebooks e PCs básicos.

Counter-Strike: Global Offensive (CS:GO)

Lançado em agosto de 2012 pela Valve Corporation, Counter-Strike: Global Offensive (CS:GO) é uma febre mundial nos esportes eletrônicos e o principal nome FPS (First-Person Shotter) do cenário. Além de contar com diversas competições no mundo inteiro e times brasileiros de destaque internacional, como a MIBR, trata-se de um jogo que não exige tanto de sua máquina e pode ser baixado gratuitamente na Steam.

PUBG Lite

PUBG Lite foi lançado pela PUBG Corp como uma opção mais leve de seu famoso Battle Royale PlayerUnknown's Battlegrounds. Seus requisitos mínimos são bem menores e não exigem uma máquina tão potente como no jogo original. Vale destacar que PUBG Lite é um jogo gratuito e ainda não possui cenário competitivo oficial.

League of Legends

Lançado pela Riot Games em outubro de 2009, League of Legends se destaca por ser um enorme sucesso no competitivo, com ligas regionais e campeonatos mundiais com prêmios milionários. Além disso, LoL também é um grande nome quando o assunto é a acessibilidade: ele pode ser jogado em PCs mais básicos e, talvez por isso, conta com um grande número de jogadores ativos.

Fortnite

Fortnite é um Battle Royale gratuito e sucesso mundial absoluto. Seu cenário competitivo impressiona com as grandes premiações, como a Fortnite World Cup, que distribuirá US$ 112 milhões (cerca de R$ 445 milhões) em prêmios para os jogadores em 2019. Desenvolvido pela Epic Games, o game pode ser um pouco pesado quando jogado em configurações mais altas, mas trata-se de uma boa opção para um PC mais básico quando seus gráficos estão no mínimo.

Hearthstone

Desenvolvido pela Blizzard, Hearthstone é uma excelente opção para os fãs de World of Warcraft que gostam de jogos de cartas. Com um cenário competitivo estabelecido, que conta com circuitos regionais e torneios internacionais, Hearthstone também não é exigente quanto aos seus requisitos mínimos de configuração.

Gwent

Lançado em outubro de 2018, Gwent é outro jogo de cartas gratuito que pode ser jogado em PCs com configurações mais básicas. O game desenvolvido pela CD Projekt, se passa no universo de The Witcher e também já conta com um circuito profissional, que é organizado pela própria desenvolvedora do game.

Magic: The Gathering Arena

Sucesso desde os anos 90, o famoso jogo de cartas ganhou sua adaptação para PC chamada de Magic: The Gathering Arena. Desenvolvido pela Wizards of the Coast

... , o game conta com um circuito competitivo recente, que começou em fevereiro de 2019 e acaba em dezembro com o Magic World Championship. Assim como os outros jogos de carta, Magic também não exige muito do PC, podendo ter desempenho e jogabilidade mantidas mesmo com configurações mais básicas.

Via Riot Games, Epic Games, Battle.net, Magic, PUBG Lite, CD Projekt e Steam



>>> Veja o artigo completo no TechTudo