O Windows Explorer esconde alguns truques pouco conhecidos até mesmo de quem é usuário do Windows há muitos anos. A cada atualização do sistema, a Microsoft adiciona novas funções ao recurso, incluindo novas maneiras de organizar botões e atalhos mais rápidos que podem agilizar o dia a dia. Além disso, é possível usar programas acessórios que melhoram o explorador nativo do sistema e deixam ele com cara de navegador. Veja, a seguir, cinco recursos do Windows Explorer que você provavelmente não conhece.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. Copie pastas e arquivos rapidamente

O Explorer tem um comando que libera uma porção de menus adicionais à função “Enviar para” do menu contexto. O recurso permite copiar pastas e arquivos para outros locais de forma mais ágil usando apenas um clique com o botão direito do mouse, sem precisar abrir outras janelas do explorador de arquivos.

Passo 1. Segure a tecla Shift, clique com o botão direito do mouse sobre o item que você deseja copiar e solte. No menu de contexto, navegue até a opção “Enviar para”;

Passo 2. Você verá que o menu mostrará uma quantidade muito maior de locais para enviar o arquivo ou pasta que você selecionou. Escolha o destino do item e clique para copiar.

2. Deixe o visual mais limpo

O Explorer tem um conjunto de atalhos no topo da janela para executar ações corriqueiras, como copiar, colar e recortar itens ou criar pastas. Esses atalhos podem até substituir o painel de opções e liberar espaço na janela.

Passo 1. Clique com o botão direito do mouse sobre as funções que você mais usa no Explorer e selecione “Adicionar à barra de ferramentas de acesso rápido”;

Passo 2. Quando já estiver com as funções mais importantes no topo da janela, clique sobre a seta ao lado para expandir o menu e selecione “Minimizar a faixa de opções”. Dessa maneira, o Explorer fica mais limpo e deixa mais espaço para mostrar seus arquivos.

3. Navegação em abas

A Microsoft já prometeu, mas ainda não liberou organização em abas para o Explorer. Enquanto isso, programas como o Clover suprem a necessidade. O app grátis deixa o visual do explorador de arquivos do Windows parecido com o de um navegador: cada clique em uma nova pasta abre em uma guia na mesma janela.

4. Personalize o acesso rápido

O menu de acesso rápido oferece algumas opções importantes de personalização. Elas permitem, por exemplo, voltar a abrir o Explorer no menu “Meu Computador” e remover a lista de arquivos usados recentemente.

Passo 1. Selecione o Acesso Rápido com o botão direito do mouse e pressione “Opções”;

Passo 2. Na parte de cima, selecione onde o explorador deve abrir por padrão. Na parte de baixo, desmarque a caixa ao lado de “Mostrar arquivos usados recentemente” para remover essa informação do Explorer.

5. Descobrir detalhes sobre dispositivos da rede

O Explorer pode servir para descobrir facilmente o IP e o endereço MAC dos dispositivos conectados na mesma rede que o seu computador. Informações do tipo podem ser úteis para identificar invasores sem a necessidade de baixar programas adicionais.

... Passo 1. Clique no menu “Rede” do Explorer e, na aba “Exibir”, organize a visualização por “Detalhes”;

Passo 2. Em “Exibição atual”, pressione “Agrupar por” e escolha a opção “Selecionar colunas”;

Passo 3. Marque as opções “Endereço IP” e “Endereço MAC” e clique Ok. Essas informações passarão a ser exibidas em uma coluna específica da tela que mostra os aparelhos conectados na mesma rede.

Como mudar Windows 7 de um HD para o outro? Tire dúvidas no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo