Sony e Microsoft anunciaram na tarde desta quinta-feira (16) o início de uma parceria inédita, onde as duas companhias vão se unir para desenvolver projetos, soluções e tecnologias voltadas para o streaming de games. A parceria estratégica não cita qualquer console, seja PlayStation ou Xbox, mas é focada em transmissão de jogos via Internet, com base em estudos e desenvolvimentos que englobam ainda inteligência artificial.

A principal área de atuação será a plataforma Azure, da própria Microsoft, que já funciona por computação em nuvem. A Sony deve utilizar parte do equipamento que faz a Azure funcionar, computadores e data centers, para serviços existentes de streaming – estes, por sua vez, não foram nominalmente citados, mas é possível que inclua o PS Now, streaming atual do PS4, compatível com PS3 e PS2.

A novidade não representa qualquer anúncio de um possível console envolvendo as duas empresas. Operações das linhas Xbox e PlayStation seguirão como estão, hoje. A união é inédita, mas não improvável. A Microsoft, por exemplo, já utiliza tecnologias que possuem envolvimento da Sony em sua criação há alguns anos, como o disco Blu-ray.

Satya Nadella, diretor da Microsoft, Kenichiro Yoshida, presidente da Son

... y e Phil Spencer, líder da divisão Xbox, se pronunciaram a respeito e mencionaram "bastante empolgação" para a parceria. Novidades adicionais serão anunciadas conforme foram surgindo.


>>> Veja o artigo completo no TechTudo