O Dia do Trabalho, ou Dia do Trabalhador, está sendo comemorado nesta quarta-feira (1) com um Doodle na na página inicial do Google. A ilustração é um desenho estático que mostra quatro trabalhadores de diferentes áreas profissionais, sendo uma agricultora, um operário, um cozinheiro e um mecânico. A palavra Google é formada por painéis coloridos que reúnem diversas ferramentas de trabalho no ambiente.

Além do Brasil, o Doodle está sendo exibido em diversos países onde também se celebra o feriado do Dia do Trabalho, como em quase toda a América do Sul, boa parte da Europa e alguns territórios da Ásia e da África. O Google homenageia o “Labour Day”, como é chamado em inglês, desde 2010, sempre com diferentes ilustrações.

Dia do Trabalhador

A data homenageia um protesto de trabalhadores realizado na cidade de Chicago, nos Estados Unidos, em 1º de maio de 1886, em que era exigida a redução da jornada de trabalho, de 13 para oito horas diárias. A manifestação envolveu mais de 300 mil trabalhadores em greve e resultou em confrontos com a polícia e morte de operários. A data, no entanto, só se tornou feriado em 1919, após manifestações realizadas na França.

No Brasil, o dia 1º de maio foi declarado feriado em 1925, pelo então presidente Artur Bernardes. A instituição do salário mínimo brasileiro e a criação da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) também foram realizadas na mesma data, nos anos de 1940 e 1943, respectivamente, sancionadas por Getúlio Vargas.

Outros Doodles pelo mundo

Nos Estados Unidos, Reino Unido, Irlanda e Israel, o Google celebra, hoje, o início do Mês da Herança Asiática com um Doodle retratando a artista nipo-americana Ruth Asawa, famosa por criar cestos de arame e pela participação na Segunda Guerra Mundial.

...

Já no Japão, uma ilustração homenageia o início da nova era imperial, chamada de “Reiwa”, que significa “bela harmonia”. A nova era começa hoje, a partir da troca do imperador Akihito pelo seu filho mais velho, príncipe Naruhito.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo