Se voc? usa o VirtualBox e recebeu um sistema instalado no formato IMG, n?o se desespere, pois ? poss?vel transformar esse formato em um arquivo VDI (ou o inverso). Para fazer isso, acompanhe esse tutorial do TechTudo.

Como instalar o novo Windows 10 no VirtualBox

Converta arquivos do IMG para o VDI do VirtualBox (Foto: Divulga??o/ VirtualBox)

Antes de fazer o procedimento, conhe?a melhor essas duas siglas. VDI ? o formato padr?o de disco utilizado no VirtualBox. VDI significa Virtual Disk Image. O arquivo ? uma unidade de disco virtual padr?o que pode ser montado como um disco r?gido separado, criando uma nova m?quina virtual utilizando VirtualBox.

J? o IMG normalmente ? um arquivo que traz uma imagem completa de um disco. Assim, o arquivo pode ser usado para reproduzir a m?dia de disco no seu computador sem a necessidade de o disco f?sico. O formato ? semelhante a um arquivo ISO.

Voc? pode usar os arquivos IMG para jogar jogos de v?deo, executar sistemas inteiros (por exemplo, o instalador do OS X ? um arquivo IMG) ou aplica??o de jogos sem ter o disco de jogo real enquanto voc? estiver jogando. Ciente disso, vejamos como fazer para fazer a convers?o entre esses formatos:

Passo 1. Se voc? estiver usando o Windows 7 ou Vista, clique no menu Iniciar e procure pelo Prompt de Comando. No Windows 8, pressione as teclas ?Win + X? e no menu que aparece, selecione a op??o ?Prompt de Comando?;

Acessando o Prompt de Comando do Windows (Foto: Reprodu??o/Edivaldo Brito)

Passo 2. V? para a pasta onde est? o arquivo IMG, usando o comando cd;

Acessando a pasta do arquivo IMG (Foto: Reprodu??o/Edivaldo Brito)

Passo 3. Para converter, utilize o comando <code>"C:\Program Files\oracle\VirtualBox\VBoxManage" convertdd system.dmg system.vdi</code>, ajustando os nomes dos arquivo para a sua necessidade. Observe que se a pasta do Virtuabox n?o estiver vis?vel no seu sistema, ? necess?rio digitar o caminho dele para acessar o programa VBoxManage;

Entrando com o comando para fazer a convers?o (Foto: Reprodu??o/Edivaldo Brito)

Passo 4. Aguarde o programa processar o arquivo e em pouco tempo estar? pronto.

Convertendo o arquivo IMG para VDI (Foto: Reprodu??o/Edivaldo Brito)

Passo 5. Caso precise, tamb?m ? poss?vel fazer o caminho inverso e transformar um arquivo VDI em IMG. Para isso voc? apenas inverte a sequ?ncia dos nomes dos arquivos. Assim, usando o exemplo anterior como base, basta usar o comando <code>"C:\Program Files\oracle\VirtualBox\VBoxManage" convertdd system.vdi system.dmg</code>.

Passo 6. Para usar o arquivo VDI convertido em uma nova m?quina virtual, na tela de cria??o, selecione a op??o ?Usar um

... arquivo de disco r?gido virtual existente?, e navegue at? o arquivo VDI;
Adicionando disco convertido ao uma nova m?quina virtual (Foto: Reprodu??o/Edivaldo Brito)

Passo 7. Para usar o arquivo VDI convertido em uma m?quina virtual existente, clique nela na tela do VirtualBox e depois no bot?o ?Configura??es?. A seguir, selecione o controlador de disco atual e o ?cone ao lado do campo ?Disco R?gido?, para acessar a op??o ?Selecione um arquivo de disco r?gido virtual?? e informar o caminho do arquivo VDI.;

Adicionando disco convertido ao uma m?quina virtual j? existente (Foto: Reprodu??o/Edivaldo Brito)

Pronto! Com esse pequeno recurso, ? poss?vel levar arquivos IMG para serem usados no VirtualBox. Se pintar uma d?vida, n?o deixe de perguntar no f?rum do TechTudo.

Como instalar corretamente o VirtualBox? Comente no F?rum do TechTudo

?



>>> Veja o artigo completo no TechTudo