O Google lançou a Bubbles, função disponível no segundo preview do novo sistema operacional Android 10 (Q). A versão de testes traz a novidade multitarefa que promete ao usuário do Android acesso fácil ao aplicativo que ele quer interagir, sem ter que parar o que estava fazendo. O recurso é indicado principalmente para mensagens, com a possibilidade de manter conversas importantes em destaque. Além disso, a plataforma torna mais simples a atividade de mexer em lembretes, traduções e notas. A chegada oficial do Android 10 (Q) será em maio, durante o evento anual Google I/O, na Califórnia, nos Estados Unidos.

A primeira plataforma de testes veio a público em março e destacou a proteção e privacidade de dados dos usuários. A proposta foi oferecer um maior controle do acesso à localização para apps com o intuito de combater o abuso de coleta de dados. O software também entregou suporte para celulares dobráveis, opções de temas, controle de localização, atalhos de compartilhamento e melhor conectividade para atividades online.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Para garantir a proteção, a empresa apresentou o Project Strobe no fim de 2018. A iniciativa estabelece um mecanismo de permissão a partir do usuário, ou seja, nenhum app terá acesso à localização, a não ser quando estiver em execução ou segundo plano no celular. O uso de arquivos compartilhados, fotos, vídeos ou coleções de áudio terá um monitoramento mais amplo com novas permissões de tempo de execução. A promessa é garantir mais segurança e clareza na gestão de dados pessoais.

Um mecanismo também permitirá o acesso a configurações do sistema dentro do próprio aplicativo. No caso de um navegador, por exemplo, haveria as opções de Wi-Fi, dados móveis e Modo Avião. Outro recurso está voltado para a dinâmica de uso do aparelho, no qual apenas as notificações classificadas como "alta prioridade" apareçam na tela, como

... alarmes ou ligações. Em relação às fotos, o efeito de desfoque de fundo está em teste e a ideia é incluir diversas opções desse tipo, de maneira que o próprio celular possa oferecer um resultado mais profissional.


>>> Veja o artigo completo no TechTudo