O Facebook anunciou durante a F8, seu evento para desenvolvedores, o Surround 360. O dispositivo pretende popularizar e facilitar a produção de vídeos em 360º, também compatível com a realidade virtual. 

Facebook F8: Messenger ganha bots e rede social faz mais cinco melhorias

No interior do novo e curioso equipamento há 17 lentes 3D com capacidade de capturar vídeos e transmiti-los para óculos de realidade virtual, como o Oculus Rift, que hoje pertence ao próprio Facebook. Uma curiosidade é que quando o Surround 360 está totalmente montado, se parece muito com um disco voador.

Conforme o próprio Mark Zuckerberg mencionou durante a apresentação, o dispositivo torna muito mais fácil o processo de pós-produção dos vídeos.

Surround 360 possui 17 câmeras que gravam em 4K e transmitem via realidade virtual (Foto: Divulgação/Facebook)

Entretanto, o CEO da maior rede social do mundo fez questão de frisar que o Facebook não pretende entrar no mercado de câmeras. Como sabemos, esse mercado já tem concorrentes de peso que atuam no segmento há anos, como a Sony, Canon, GoPro, Nikon e outras.

O que a rede social pretende com o Surround 360 é liberar todo o projeto, em caráter open source, para que desenvolvedores trabalhem em cima dele e criar novas funcionalidades. O design do hardware e o código de programação envolvido na compreensão e junção das imagens serão disponibilizados gratuitamente no Github. Isso acontecerá no segundo semestre de 2016.

Segundo Chris Fox, produtor executivo do Surround 360, ele possui quatro características cruciais que o tornam superior a qualquer outro equipamento semelhante disponível no mercado atualmente.

Facebook quer popularizar vídeos em 360 graus (Foto: Divulgação/Facebook)

O primeiro deles é a gravação de alta qualidade. Cada uma das 17 câmeras instaladas no dispositivo podem tirar fotos em 4K, 6K e até em 8K! Além disso, o acessório possui uma câmera no topo e dois sensores na base que se certificam de que tudo ao redor foi fotografado. Cada imagem tem, em média, 30 GB.

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e

... notícias de tecnologia no Android ou iPhone

A durabilidade do produto também é um ponto a se comentar. A sua carcaça de alumínio é capaz de resistir mesmo em condições extremas, como no deserto. O seu design também favorece a portabilidade, já que ele foi desenhado para facilitar o transporte, o formato circular atesta isso.

Por fim, o trabalho de pós-produção, caso seja necessário, será quase zero. Cada câmera possui um sistema de travamento de geolocalização. Desta forma, o programa terá menos trabalho para juntar corretamente todas as partes gravadas.

Qual o melhor site para copiar e colar emojis de Facebook? Veja dicas no Fórum do TechTudo. 



>>> Veja o artigo completo no TechTudo