O cenário casual e competitivo de Counter-Strike: Global Offensive (CS:GO), jogo de tiro desenvolvido pela Valve, é marcado por uma série de jargões e memes. As frases foram criadas em partidas competitivas e em streams na Twitch TV. A expressão "Qué ota?", por exemplo, ficou conhecida depois de ser usada por Lucas "LUCAS1" Teles em uma live. Descubra, a seguir, o significado e quem são os jogadores por trás dos principais jargões de CS:GO.

“Qué ota?”

Em meados de 2016, quando Lucas “LUCAS1” Teles ainda vestia a camisa da Immortals, o jogador criou uma das expressões mais conhecidas e utilizadas pelos fãs de CS:GO. O termo “qué ota?” surgiu em uma das streams do pro player, depois que ele acertou um headshot com sua desert eagle em partida na Dust2. Hoje em dia, a frase é usada pela comunidade quando um jogador faz headshots e para provocar os adversários.

“Nice to meet you”

Em um vídeo promocional da Gamers Club, projeto idealizado por Gabriel "FalleN" Toledo, o pro player Lincoln “fnx” Lau chamou atenção depois de usar a expressão “Nice to meet you”. O jogador estava convidando a comunidade a participar do projeto e disse: "Eu jogo na Gamers Club, não tem como, nice to meet you". A fala em inglês (traduzida como “prazer em conhecer você”) chamou a atenção da comunidade e logo virou um jargão. Hoje, a expressão é usada quando um jogador faz eliminações de destaque ou vencem um clutch.

“Spray bom é na Gamers Club”

O vídeo de apresentação da Gamers Club se tornou icônico por ser repleto de memes do competitivo. Ricardo “Boltz” Prass, por exemplo, também chamou a atenção ao dizer que “Spray bom é na Gamers Club”. O pro player quis dizer que quem treinar na Gamers Club aprenderá a fazer um bom spray em suas jogadas, descarregando o pente das armas com sucesso. O vídeo, que é de 2016, ainda faz sucesso em 2019, e transformou a fala de Boltz em mais um jargão do cenário.

“Já vai, Boltz?”

Em 2016, em mais uma das streams realizadas por LUCAS1, o pro player eliminou seu companheiro da Immortals Ricardo “Boltz” Prass na Dust 2. Após acertar uma bala de desert eagle e garantir um headshot, LUCAS1 perguntou ao colega de profissão: “Já vai, Boltz?”, no sentido de “Já perdeu a partida?”. Posteriormente, em 2018, Fernando “Fer” Alvarenga reproduziu a brincadeira novamente com Boltz, relembrando o jargão em seu canal do YouTube.

“Se eu não tivesse xitado, cê acha que eu ia mirar desse jeito?...”

Um dos jogadores mais conhecidos e tradicionais do CS, Pedro “aSpx” Leone foi gravado na World Cyber Games (WCG) Brasil 2009 e foi desse vídeo que saiu seu jargão famoso. Por conta de uma jogada, o pro player da ECO.COBRA foi acusado de

... utilizar cheats durante o torneio. Questionado por colegas de como teria feito a jogada, aSpx falou “Se eu não tivesse xitado, cê acha que eu mirar desse jeito? Cê não acha que eu não ia mirar no outro lado? Ia ou não ia?”. A fala foi tão rápida que é difícil de entender o que ele diz na gravação. Até hoje a jogada levanta suspeitas e a fala de aSpx é motivo de risada.

Quer comprar jogos, consoles e PCs com desconto? Conheça o Compare TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo