O Mega Drive contou com clássicos que marcaram gerações. Não à toa até hoje muito gamers ainda reconhecem nomes como Sonic, Altered Beast e Streets of Rage. Para quem quiser matar a saudade ou mesmo jogar esses títulos pela primeira vez, a boa notícia é que há diversas maneiras de fazer isso usando os hardwares à venda hoje no mercado.

Como a Sega está atenta ao que acontece no mundo dos games, hoje é possível jogar clássicos do Mega Drive em smartphones, no computador e nos consoles sem precisar recorrer à pirataria. E no caso dos smartphones, o conteúdo é totalmente gratuito. Por isso, confira abaixo as melhores maneiras de se jogar os melhores jogos do Mega Drive em 2019.

No Steam

Os fãs do console 16 bits da Sega têm à disposição 59 games de Mega Drive para comprar na loja virtual Steam. Os títulos podem ser comprados de maneira avulsa ou em pacotes promocionais. Entre eles estão clássicos como Comix Zone, Golden Axe e ToeJam & Earl. Porém, há algumas ausências sentidas, como Sonic & Knuckles e Turbo Outrun.

A cereja do bolo, porém, é o aplicativo Mega Drive Classics Hub. Muito mais do que um emulador oficial da Sega que recupera a estética de um quarto de um jovem dos anos 90, o aplicativo permite, entre outras coisas, jogar em modo multiplayer online, aplicar MODs criados pela comunidade (usando o Steam Workshop) e ainda é compatível com óculos VR. Além disso, há opção de salvar o game a qualquer momento, troféus para desbloquear e uma variedade de filtros para deixar a jogatina mais fluida.

Nos consoles

Uma coletânea com esses games da Steam foi lançado sob o nome de Sega Genesis Classics para PS4, Xbox One e Switch em 2018. Essa versão também conta com o Hub e suporte a VR, mas possui algumas diferenças em relação ao do PC. Entre elas está a ausência dos games Ecco the Dolphin e Sonic 3 & Knuckles.

A parte triste é que essa é a única maneira de se jogar games do console da Sega no PS4 e no Xbox One. Isso porque o projeto Sega Ages, que permitia comprar jogos de Mega Drive otimizados para o PS3 e para o Xbox 360, foi descontinuado na atual geração de consoles.

A exceção é o Switch, que desde setembro de 2018 conta com alguns títulos clássicos do console de 16-bits, como Sonic the Hedgehog e OutRun, para serem comprados de forma avulsa na loja eShop. A expectativa é que, em breve, o console da Nintendo receba relançamentos não apenas do Mega Drive como também de fliperamas e de outros consoles da Sega.

Enquanto isso, no 3DS, a Sega remasterizou diversos games antigos aproveitando o recurso 3D do portátil. Entre os jogos que foram repaginados estão Sonic 1 e 2, Super Hang-On e Gunstar Heroes.

No Mega Drive da TecToy

Quem busca uma experiência semelhante ao do Mega Drive original pode adquirir o console relançado em 2017 no Brasil pela TecToy. Contando com o mesmo design clássico e o tradicional controle de três botões, o videogame vem com 22 jogos na memória e é compatível com mais de 500 cartuchos originais.

O console ainda conta com entrada para cartão microSD para colocar ROMs de Mega Drive. A parte negativa é que ele conta apenas com saída de vídeo composto, que faz com que a imagem fique menos nítida em TVs de alta resolução. Confira mais nosso review do console.

No Raspberry Pi

Outra opção para quem quer contar com toda a biblioteca do Mega Drive para jogar na TV é montar um console retrô usando o miniPC de baixo custo

... >Raspberry Pi. No TechTudo já ensinamos o passo a passo para montar sua máquina de videogames portátil para levar em qualquer lugar.

A vantagem desse método é que ele é mais barato e é totalmente customizável, permitindo usar qualquer joystick USB ou Bluetooth para jogar. Ainda é possível comprar cases personalizados que dão uma cara mais vintage ao seu Raspberry Pi.

No smartphone

A partir de 2017, a Sega relançou seus principais games de maneira gratuita para celulares com iOS e Android. O projeto Sega Forever conta com mais de 20 jogos de Mega Drive em seu catálogo, além de Crazy Taxi (lançado originalmente para Dreamcast) e Sonic CD (lançado no Sega CD).

Dentre as inovações apresentadas pelo Sega Forever estão as funções online, como armazenamento de saves na nuvem e um placar mundial de pontos. Além disso, os controles foram otimizados para telas touchscreen, mas também é possível usar joysticks Bluetooth.

Segundo a Sega, a ideia é que mais jogos sejam lançados com o tempo e abrangendo outros consoles da empresa, como o Master System, o Sega Saturn e o Dreamcast.

Para baixar os games de Mega Drive de graça no celular, basta entrar no app do Google Play Store ou no iTunes e procurar por Sega Forever.

No navegador

Foi-se o tempo em que era preciso baixar um emulador no PC para matar a saudade do Mega Drive. Hoje há diversos sites, como o ssega.com, que disponibilizam gratuitamente uma enorme quantidade de jogos que rodam direto no navegador.

Além da vantagem de ser compatível com qualquer sistema operacional, o Ssega tem opção de usar controles com entrada USB e multiplayer para até quatro pessoas, dependendo do título.

Para rodar os jogos, basta selecionar o jogo, clicar em Play Game, escolher um dos emuladores disponíveis e esperar a ROM carregar.

Game Oldies reúne gratuitamente milhares de jogos clássicos online



>>> Veja o artigo completo no TechTudo