As tecnologias 4K e OLED t?m protagonizado o avan?o tecnol?gico do mercado das TV e hoje ? praticamente imposs?vel falar de inova??o sem cit?-las. Por?m, as novidades despertam v?rias interroga??es: afinal, o?que ? uma TV 4K ou OLED? Qual delas ? a melhor? Quais s?o as vantagens e desvantagens de ambas? Para ajud?-lo, o TechTudo decidiu trazer algumas dicas e informa??es sobre esses padr?es recentes?de televisores.

Samsung anuncia monitores curvos que devem chegar com pre?os 'baixos'

Tecnologia OLED est? presente em TV's 'tops' do mercado (Foto: Fabr?cio Vitorino/TechTudo)

O termo 4K, ou Ultra High Definition (UHD), j? existe h? algum tempo, mas vem se popularizando no Brasil desde 2014, com a chegada de TVs desse porte nas lojas. No mesmo ano, foi lan?ada a pioneira?TV 4K da Panasonic no mercado brasileiro com pre?o nada agrad?vel de R$ 22 mil. Diferente da OLED, 4K, na verdade,?? um sistema de transmiss?o que n?o chega a ser considerado ?nova tecnologia?, j? que representa somente um padr?o de resolu??o aprimorado.

Especifica??es 4K

A TV 4K se diferencia por exibir uma quantidade de pixels ? pontos finos que formam a imagem ? extremamente superior ?s demais. O nome ?4K? UHD deve-se aos quase oito milh?es de pixels que comp?em a imagem exibida pela tela de maior dimens?o deste padr?o, lembrando que quanto mais ?pontinhos? a tela tiver, mais n?tida e claramente veremos a imagem da TV.K

Como transmitir som da TV para o home theater? Comente no F?rum do TechTudo.

Para entender o salto qualitativo que a tela 4K trouxe, basta comparar o seu padr?o de resolu??o aos anteriores. Ent?o o padr?o UHD conta com 2060p ? 3840?2160, TVs de tubo ?SD? tinham 480p ? 640?480; Widescreen ?HD? 720p ? 1280?720; e Full HD 1080p ? 1920?1080. Os modelos com esaa ?ltima resolu??o s?o consideradas padr?o de alta qualidade, por?m o n?mero de pixels e o tamanho da imagem de uma tela 4K ? quatro vezes maior.

TVs 4K ainda s?o muito caras (Foto: Fabr?cio Vitorino/TechTudo)

A qualidade ? top, sem d?vida, mas a desvantagem come?a no pre?o de venda fora da realidade popular, dado?o alto custo de fabrica??o. Com isso, dificilmente as telas 4K UHD ir?o se popularizar a ponto de substituir as TVs Full HD. Al?m disso, para transmitir o conte?do em 4K ? necess?rio que as imagens tamb?m tenham sido captadas por c?meras com sensor deste formato, limitando a produ??o de conte?dos com a superqualidade desejada ? seria interessante se tivessem um conversor integrado.

Testamos a TV curva 4K de 105 polegadas que custa meio milh?o de reais

Por esse e outros motivos, fica mais em conta usar a resolu??o 4K em telas de cinema e n?o em domic?lios convencionais, porque ela diminui gradualmente a visualiza??o com aspecto granulado, conforme v?-se em salas atuais. Os filmes em 3D, por sua vez, s?o os mais beneficiados, pois a tecnologia por si s? permite uma proje??o semelhante sem a necessidade do uso de ?culos.?

Especifica??es OLED

Ao contr?rio da resolu??o 4K, pode-se dizer que o surgimento do OLED caracteriza, realmente, um progresso na tecnologia de aparelhos televisores. Isso porque esses modelos n?o utilizam luz traseira: OLED s?o LEDs formados por camadas de compostos carb?nicos q

... ue emitem luz pr?pria e tornam poss?vel a fabrica??o de TVs extremamente finas e bem mais leves, como a primeira tela curva da LG.

O que ? OLED? Fique por dentro dos detalhes da tecnologia

TVs OLED s?o mais leves e finas (Foto: Fabr?cio Vitorino/TechTudo)

Assistindo numa TV OLED o usu?rio ter? ?ngulos de vis?o maiores com melhor brilho e contraste, al?m da tela reproduzir cores muito mais naturais do que qualquer outra que existe no mercado atualmente.

O material org?nico utilizado nessas telas (chamado iodo emissor de luz) tamb?m diminui consideravelmente o consumo de energia el?trica, por?m acaba tendo vida ?til reduzida, estimada em cerca de 14 mil horas se usar o brilho moderadamente.

Existe uma melhor entre elas?

A compara??o entre as duas tecnologias ? complexa, pois o OLED pode ter resolu??o 4K ou 8K, por exemplo, mas a tela padr?o 4K n?o ? capaz de transmitir imagens no padr?o de sistema OLED.

Hoje em dia a OLED ?, certamente, a tecnologia mais avan?ada usada na fabrica??o de qualquer tipo de tela, seja para TVs, computadores, smartphones, leitores digitais ou consoles port?teis.?A qualidade das imagens ? indiscut?vel. Entretanto, aspectos como pouca resist?ncia ? ?gua e o fato de ter o bom desempenho comprometido em ambientes abertos muito iluminados provocam uma certa decep??o.

Assim como a TV 4K, o padr?o de transmiss?o da TV OLED ? recente e por isso n?o ? barato. A tend?ncia ? que com o tempo a tecnologia fique mais barata, o que facilitar? ter uma dessas na estande de casa. Enquanto isso n?o acontecer, o dinheiro investido n?o justifica o custo-benef?cio: a n?o ser que n?o v? fazer falta nas contas do fim do m?s.?



>>> Veja o artigo completo no TechTudo