O PAL-V Liberty é o primeiro carro voador em produção e com disponibilidade comercial no mundo. Isso significa que interessados poderão adquirir o modelo pelo preço de 299 mil euros para (cerca de R$ 1,2 milhão em conversão direta) para voar e rodar pelas ruas. Além de possuir habilitações para dirigir e pilotar, o usuário que comprar o veículo também deve realizar um curso de pilotagem e direção organizado pela fabricante holandesa PAL-V. Vale ressaltar que o lote inicial está limitado a 90 unidades.

O Liberty funciona à base de gasolina e, na modalidade carro, acelera de 0 a 100 km/h em menos de 9 segundos, atingindo máxima de 160 km/h. No chão, o carro da PAL-V promete uma autonomia de 1.315 quilômetros. Já no ar, o veículo acelera a até 180 km/h e pode subir a uma altitude máxima de 3.500 metros, com autonomia de 500 quilômetros. A transição entre um modo de uso para o outro leva de cinco a dez minutos.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Para combinar as duas modalidades de uso, o veículo tem um design que lembra mais o de uma pequena aeronave do que um carro convencional. A cabine tem um recorte aerodinâmico para melhorar o rendimento no ar e a traseira, formada pela cauda, revela ainda a presença de uma segunda hélice, acoplada ao segundo motor. Já as hélices ficam recolhidas durante no teto enquanto o veículo é usado no solo. No interior, fica um painel que combina a funcionalidade da aeronave com o visual luxuoso.

A cabine do PAL-V Liberty tem lugar para duas pessoas e permite que até 20 quilos de bagagens sejam acomodadas. Para voos, no entanto, o limite é de 910 quilos, valor que considera o peso total do carro, ocupantes e bagagens.

Embora o preço do veículo seja de 299 mil euros, o kit completo com acessórios vai custar bem mais. O Liberty totalmente equipado tem preço de 499 mil euros (aproximadamente R$ 2,1 milhões). Embora a PAL-V tenha batido a concorrência, com o primeiro carro voador comercializado no mundo, outros modelos já estão no radar da indústria, que tem apostado nesse tipo de transporte para grandes cidades. Alguns projetos que estão em desenvolvimento são o Bell Nexus e o uberAIR, além de estudos de Audi, Airbus e Boeing, que prometem veículos elétricos e completamente autônomos.

Qual a diferença para um helicóptero?

Duas grandes diferenças distanciam o Liberty de um helicóptero. A primeira delas é que o veículo da PAL-V deve rodar nas ruas e estradas com naturalidade, inclusive, cumprindo com as normas legais que definem parâmetros de segurança para automóveis. A outra é o preço: helicópteros são bem mais caros.

Como a decolagem não é vertical como nos helicópteros, o Liberty é classificado como um girocóptero: veículo voador que se sustenta no ar por conta de asas rotativas. Por conta disso, é necessária uma pista livre de 180 metros para alçar voo e de 30 metros para pousos. Essa dependência de pista livre restringe um pouco o apelo urbano do veículo, já que não

... se encontra facilmente esse tipo de espaço nas grandes cidades.

Além disso, o vórtice gerado pelas hélices precisa ser poderoso o suficiente para levantar o carro e mantê-lo no ar. Isso significa que o Liberty deve produzir o mesmo tipo de barulho e vento que uma aeronave pequena convencional. Outra questão em aberto é que veículos voadores precisam passar por processos de manutenção muito mais rigorosos e caros do que os de carros de rua.

Via PAL-V



>>> Veja o artigo completo no TechTudo