O Tinder é o app de relacionamento mais popular do mundo. O serviço, inspiração para a música Jenifer, do cantor Gabriel Diniz, já somou mais de 20 bilhões de matches, muitos dos quais se transformaram em encontros reais. Ativo desde 2012, o app hoje conta com versões gratuita e pagas para Android e iPhone (iOS) e também pode ser acessado via navegador web.

Com uma base de usuários tão extensa e recursos que vêm e vão, é natural que existam dúvidas sobre o funcionamento do aplicativo. O Tinder avisa quando tira print de alguém? Como posso enviar foto? O que significa o coração verde? Se você tem essa e outras questões em aberto, confira abaixo dez perguntas frequentes sobre o Tinder respondidas de forma direta.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. Como saber se a pessoa está online no Tinder?

Em 2017, o Tinder retirou o recurso que exibia quando um usuário acessou o app pela última vez. Desde então, não há mais como saber se a pessoa excluiu o Tinder ou se ainda está online no aplicativo de encontro — pelo menos de forma oficial. Porém há alguns indícios que podem apontar para o uso do app. Os mais óbvios são as atividades recentes, como mudança de fotos, atualização na bio, curtida em suas mensagens ou envio de novas mensagens.

Outra dica é prestar atenção na localização da pessoa, que consta abaixo do nome do usuário no perfil. Caso essa informação tenha sido atualizada e você não tenha mudado seu próprio local, isso significa que este usuário fez login no Tinder pelo menos uma vez após o contato prévio, já que o serviço só atualiza os dados com o login.

2. Tinder mostra mensagem visualizada?

Muita gente tem dúvida se, no Tinder, tem como saber se a pessoa leu a mensagem que você enviou a ela. E a resposta é não. Nem mesmo nos planos pagos o Tinder mostra o aviso de mensagem visualizada, ao contrário de mensageiros como Facebook Messenger e WhatsApp.

3. Como ver as pessoas que eu curti no Tinder?

Não é possível ver as pessoas que você curtiu no Tinder. O app permite apenas visualizar aquelas com quem você deu match, a partir da seção de feed de atividades. No Tinder Gold, porém, existe a possibilidade de ver quem curtiu o seu perfil antes de deslizar para a direita.

4. Qual é o significado da palavra "tinder"?

No inglês, a palavra "tinder" significa o material seco e inflamável que se usa para acender um fogo, tal como madeira ou papel. O nome do app vem dessa ideia de algo que cria uma faísca, faz nascer uma chama. É claro que, no caso da plataforma, a chama em questão não é literal; trata-se do "fogo do romance".

Antes de Tinder, o aplicativo de paquera tinha outro nome relacionado com fogo: Match Box. Match, usado como verbo em inglês, pode significar "combinar" ou "casar". Porém como substantivo, pode querer dizer "fósforo". Em entrevista ao Milwaukee Business Journal, em 2014, o cofundador Jonathan Badeen contou que a palavra "tinder" foi encontrada em um dicionário de sinônimos, buscando termos relacionados a fogo.

Na época, o pensamento dos desenvolvedores foi: "As pessoas ou vão entender [a referência] e dirão 'ah... tinder: fogo', ou elas não vão entender e acharão que é um erro de ortografia inteligente da palavra 'tender' [que significa afetuoso]", disse Badeen.

5. O que significa nope no Tinder?

"Nope" significa "não" em inglês. É por isso que essa palavra aparece quando você desliza para a esquerda em um perfil, já que você está rejeitando aquela pessoa. Essa ação também pode se

... r feita tocando no "X" vermelho, que aparece na parte inferior. Já para aceitar alguém, basta deslizar para a direita ou dar um toque no coração verde do Tinder.

A estrela azul significa o Super Like. Ao tocar nessse ícone (ou deslizar a foto para cima), você está indicando a esse usuário que ele é especial. A pessoa conseguirá ver que você deu o super like antes de decidir se desliza para a esquerda ou direita no seu perfil. Usuários da conta gratuita podem dar um Super Like por dia, enquanto os assinantes dos planos Plus e Gold têm direito a cinco no mesmo período.

6. O Tinder é pago?

O Tinder é grátis para baixar e pode ser usado sem pagar nada. Mas existem dois planos de assinatura no aplicativo, o Tinder Plus e o Tinder Gold. Eles trazem recursos exclusivos, como o Tinder Boost, que coloca o perfil do usuário em destaque na região por 30 minutos, aumentando em até 10 vezes o número de visualizações — e, consequentemente, as chances de match.

As vantagens das assinaturas também incluem curtidas ilimitadas, mais Super Likes por dia, a capacidade de desfazer o último deslize e a função passaporte, que permite ver perfis ao redor do mundo. Conforme explicado acima, o plano Gold ainda possui o recurso Likes You para mostrar quem curtiu o seu perfil, função indisponível no Tinder Plus.

7. Tinder avisa print?

Tirar print no Tinder não gera nenhum notificação para o dono do perfil "fotografado". A pessoa não saberá que você fez o screenshot, seja da conversa ou do perfil. O app inclusive tem uma ferramenta nativa para que você envie um perfil a amigos. A ideia principal é servir de cupido para pessoas que você acha que combinam, mas também pode ser vir para perguntar sobre alguém para amigos em comum, por exemplo.

8. Como mandar foto no Tinder?

O Tinder não permite enviar foto pelas mensagens. O chat suporta apenas imagens de GIFs, emojis e, no ano passado, passou a ter integração com os bitmojis do Snapchat. Para trocar fotos é preciso continuar a conversa em outra plataforma. No entanto, é possível integrar o Tinder ao Instagram e, assim, dar acesso a mais fotos.

9. Se eu desinstalar o Tinder, perco as conversas?

As combinações não são perdidas ao desinstalar o Tinder. Todos os dados da conta, incluindo matches, mensagens e Super Likes, são resgatadas automaticamente ao fazer login com o mesmo nome de usuário e senha, independentemente da plataforma — iPhone, Android ou web.

10. Como tirar interesses do Tinder?

Os interesses compartilhados ficam sempre disponíveis no Tinder se você tiver entrado na plataforma via Facebook. No entanto, a pessoa que estiver visitando o seu perfil só conseguirá ver as curtidas que tiver em comum com você, e não todos os seus interesses. Vale lembrar que é possível também usar o Tinder sem a conta na rede social, apenas usando o número de telefone.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo