Magic: The Gathering Arena recebeu a expansão Lealdade em Ravnica no último dia 16, que traz novos cards, decks, guilds e mecânicas ao card game. As novidades, que vão ser lançadas no jogo físico nesta sexta-feira (25), prometem abalar o metagame de Magic. Confira, a seguir, o que pode mudar no meta de Magic: The Gathering Arena com o uptade. É importante ressaltar, no entanto, que apenas a utilização dessas novas mecânicas pelos players nos torneios vai pode confirmar essa análise.

A franquia Magic é sucesso absoluto no cenário de card games de todo o mundo. Com 25 anos de história e um extenso número de jogadores assíduos, o famoso jogo físico de cartas recebeu a recente versão digital. Magic: The Gathering Arena está disponível de graça para PCs com Windows.

Novas guildas e mecânicas

As recém-lançadas guildas são umas das principais ferramentas que devem mexer com o meta do game. Cinco guildas restantes da coleção Guildas de Ravnica foram reveladas: Senado Azorius, Sindicato Orzhov, Culto de Rakdos, Clãs Gruul e Conluio Simic. Elas têm seus próprios símbolos, presente nos cards associados à elas, e trazem uma nova habilidade cada. Junto às guildas, foram acrescentadas cinco novas mecânicas que podem impactar na dinâmica do jogo: Adendo, Pós-Vida, Espetáculo, Tumulto e Adaptar.

Adendo

A mecânica de adendo acrescenta uma vantagem ao jogador, que varia de situação para situação, de carta para carta. Ela funciona apenas quando o jogador conjura a magia em seu turno principal e traz a ele uma vantagem situacional. Um exemplo citado nas notas de atualização do game é sobre a carta Visão da Esfinge. Quando conjurada durante sua fase principal, além do efeito da carta, o jogador ganha 2 pontos de vida durante a resolução.

Pós-vida

Cartas que possuem o pós-vida deixam espíritos para trás quando suas criaturas são mortas. Com essa mecânica, uma ficha de criatura branca e preta com marcador 1/1 do tipo Espírito e com a habilidade voar é criada.

Espetáculo

Essa nova mecânica promete ajudar os jogadores a poupar mana. Assim, quando o adversário recebe algum dano na rodada, o player pode pagar a conjuração da magia utilizada através do custo de espetáculo e poupar o gasto de mana.

Tumulto

As cartas de criaturas com a mecânica de tumulto podem entrar no campo de batalha com ímpeto (que permite ao jogador atacar o oponente na mesma rodada em que ela é acionada) ou com um marcador +1/+1. Desse modo, a habilidade permite ao conjurador escolher entre atacar o oponente o mais rápido possível ou aguardar a rodada principal para causar mais dano ao atingir o inimigo.

Adaptar

A mecânica adaptar é utilizada somente em cartas de criaturas que não possuem um marcador +1/+1. Ela traz um bônus de poder e resistência aos cards, que variam a cada criatura. Por exemplo: quando na carta consta "Adaptar N", isso significa que serão acrescidos N marcadores +1/+1 nela.

Eventos

Com a chegada dos novos eventos, os jogadores podem receber boosters de cartas lançadas no patch de atualização, o que deve dar vantagens a alguns competidores no meta. Em Magic: The Gathering Arena cinco eventos estão disponíveis:

  • Evento construído: o jogador cria o seu próprio deck para usar no evento, paga uma taxa para participar e recebe recompensas de acordo com seu número de vitórias. As partidas ocorrem em melhor de uma (MD1);
  • Construído tradicional: o jogador cria o seu próprio deck para usar no evento, paga uma taxa para participar e recebe recompensas de acordo com seu número de vitórias. As partidas ocorrem em melhor de três (MD3);
... Draft Tradicional Lealdade em Ravnica: paga-se uma taxa para participar do evento, que não pode ser custeada pela moeda do jogo. O jogador ganha três boosters de 15 cartas cada e seu deck será construído a partir dos boosters recebidos, que fazem parte do novo patch de atualização. O competidor recebe recompensas de acordo com seu número de vitórias e as partidas ocorrem em MD3.
  • Draft Ranqueado Coleção Básica 2019: o jogador ganha três boosters de 15 cartas cada e seu deck será construído a partir dos boosters recebidos, mas eles não fazem parte do novo patch atualização. O competidor recebe recompensas de acordo com seu número de vitórias, paga uma taxa para entrar na disputa e as partidas ocorrem em MD1.
  • Selado Lealdade em Ravnica: paga-se uma taxa para participar do evento, que não pode ser custeada pela moeda do jogo. O jogador ganha 6 boosters de 15 cartas cada e seu deck será construído a partir dos boosters recebidos, que fazem parte do novo patch de atualização. O competidor recebe recompensas de acordo com seu número de vitórias e as partidas ocorrem em MD3.
  • Cartas em destaque

    A nova atualização de Magic: The Gathering Arena ainda dá destaque para algumas cartas, tidas por parte da comunidade como as cinco mais poderosas. São elas: Anjo da Graça, Serafim das Balanças, Absolvição Etérea, Domri, Portador do Caos e Lodo Biogênico.

    • Anjo da Graça: carta de criatura com habilidade de voar, que permite ao jogador atacar sem que sua magia seja bloqueada (exceto por criaturas que também possuem voar e/ou alcance). Quando Anjo da Graça entra no campo de batalha, até o final do turno, o dano que reduziria seu total de pontos de vida a menos de 1, o reduz, em vez disso, a 1. Ao exilar este card de seu cemitério, seu total de pontos de vida se torna 10;
    • Serafim das Balanças: carta de criatura com habilidade de voar e pós-vida 2. Com marcador 4/3, o card Serafim das Balanças ganha vigilância e toque mortífero até o final do turno;
    • Absolvição Etérea: com esta carta de encantamento, as criaturas controladas pelo jogador ganham +1/+1 em seus marcadores. Já os cards de criaturas controladas pelo adversário recebem -1/-1 em seus contadores. O conjurador também pode exilar a carta alvo do cemitério do adversário. Se este card for de criatura, o jogador ainda cria uma ficha de criatura branca e preta com marcador 1/1 do tipo Espírito e com voar.
    • Domri, Portador do Caos: card de tipo Planeswalker que permite ao jogador usar habilidades de acordo com o número de pontos disponíveis na carta. Estes pontos, que funcionam como o seu HP, podem ser debitados ou acrescidos de acordo com o uso de cada skill nos turnos. Em Domri, Portador do Caos, são elas:
    1. [+1] O jogador pode ganhar a mecânica Tumulto se houver gasto de mana na mágica de uma criatura;
    2. [ -3] O conjurador pode revelar até duas cartas de criatura entre os quatro primeios cards de seu deck e colocá-los em sua mão. Os restantes são posicionados no fundo do baralho em ordem aleatória;
    3. [-8] No início de cada etapa final, uma ficha de criatura vermelha e verde com marcador 4/4 do tipo Besta e com atropelar é criada.
    • Lodo Biogênico: carta de criatura Lodo com marcador 2/2. Quando o card é acionado no campo de batalha, uma ficha de criatura 2/2 é criada. No início da sua etapa final, é colocado um marcador +1/+1 em cada Lodo controlado pelo conjurador.

    Além destas cinco cartas em destaque, outras seis ainda são consideradas fortes e devem impactar o meta do game. São elas: Bentídeo Hipnotizante e Visão da Esfinge, do deck azul, Projeto Guardião, do deck verde, Dragão Avérneo de Skarrgan e Eletrodominância, do deck vermelho, e Prole do Pandemônio, do deck preto.

    Via Reddit, Magic The Gathering, Gatherer Wizards e MTG Arena.



    >>> Veja o artigo completo no TechTudo