Aplicativos para desenhar plantas de casaspelo celular podem ser úteis para estudantes e profissionais de arquitetura. A experiência oferecida por serviços grátis como o MagicPlan, Houzz e Planner 5D em dispositivos Android e iPhone (iOS) permite aos usuários criar projetos completos de forma simples. As ferramentas disponíveis nas lojas oficiais de aplicativos App Store e Google Play também são interessantes para engenheiros e designers pela multiplicidade de funções que permitem, por exemplo, navegar por itens de decoração.

Os interessados podem otimizar as produções e fazê-las em qualquer hora e lugar, conforme sua própria disponibilidade. Para ajudar, o TechTudo preparou a lista abaixo, que reúne cinco opções de apps de desenhar casas e decorar ambientes, todas disponíveis simultaneamente nos sistemas operacionais do Google e da Apple.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. MagicPlan

O MagiPlan é um aplicativo para desenhar plantas de casas bem completo. Ele traz ferramentas para incluir objetos da casa como encanamento, escadas, vasos sanitários, portas e janelas; adicionar elevação para as paredes; fazer lista com estimativa de gastos para a construção; criar campos não previstos pelo software, entre outros recursos.

A plataforma também pode escanear plantas de casas já existentes e apresenta um breve tutorial que explica como manusear o celular para utilizar essa funcionalidade. O MagiPlan é grátis e em português com uma interface intuitiva e bem organizada. Desenvolvido originalmente para sistema iOS, o app já oferece versão para Android.

2. Home Design 3D

O Home Design 3D é outro aplicativo para desenhar casas. Ele traz uma planta pronta, criada a partir da finalidade da residência (família, casa de veraneio, loft, casa de campo, mansão de luxo etc). Com a elaboração do esboço, é possível fazer todo tipo de ajuste para que o projeto fique de acordo com o gosto do usuário.

O projeto pode ser visto em 3D e, por meio do recurso, o resultado final pode ser visualizado de forma mais fácil. O software pode ser baixado e usado gratuitamente no Android e iPhone, mas a versão gratuita não permite salvar os projetos, o que é uma desvantagem do serviço para usuários que buscam aplicativos sem custo.

3. Houzz

O Houzz é um app que permite procurar móveis e elementos de decoração para o interior, além da criação da planta. Os itens estão vinculados a lojas e podem ser comprados diretamente pela plataforma, a princípio. No entanto, como a plataforma é estrangeira, os estabelecimentos não estão presentes no Brasil.

Pelo menos motivo, a interface é oferecida em inglês, mas nem por isso é pouco prática. Pelo contrário, o Houzz é bem organizado e permite fazer projetos completos em poucas etapas, com ferramentas para colorir parede, adicionar anotações, guardar ideias, etc. O uso é gratuito e requer apenas login com conta Google, Facebook ou e-mail.

4. Planner 5D

O Planner 5D pode ser usado para criar projetos de casas e apartamentos de um ou vários andares. Além da planta, o usuário pode escolher o acabamento de paredes, portas, janelas, rodapés e outros elementos da casa. Com essa multiplicidade de opções, o usuário consegue obter um esquema o mais próximo possível do resultado desejado.

O grande diferencial da plataforma é a integração com o Cardboard, óculos de realidade virtual barato do Google. Quem tem o acessório pode "andar por dentro da casa" e ter a sensação de estar em um ambiente real. Além dos apps para iPhone e Android, o Planner 5D está disponível para macOS e Windows, o que permite aos interessados utilizarem também o serviço no PC, pela versão

... desktop.

5. Roomle

Quem constrói uma casa sempre precisa de mobília para o interior – e, para esse intuito, o Roomle foi desenvolvido. O app reúne um grande catálogo de móveis, luminárias, peças de decoração e outros itens domésticos, separados por tipo de cômodo, finalidade do produto, marca, cor e outros parâmetros.

Dessa forma, os interessados podem planejar a estrutura do empreendimento pela plataforma e, em seguida, aplicar uma decoração real por meio de uma navegação nativa. Originalmente criado para web, o Roomle agora possui aplicativos para os sistemas móveis do Google e Apple. Em ambos os casos, é necessário se cadastrar na plataforma e depois confirmar o endereço de e-mail.

Onde encontrar cursos grátis na Internet? Deixe sua opinião no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo