As teclas Control+alt+del, no Windows, abrem o gerenciador de tarefas, mas o mesmo não acontece no Mac. No computador da Apple, o procedimento para encerrar programas é diferente e também muito simples. Esse recurso é útil para finalizar e reiniciar apps travados. Além disso, é possível verificar quais aplicativos estão rodando em segundo plano e consumindo muito processamento ou memória — o que pode deixar o computador lento, dependendo da configuração de hardware do seu Mac.

No tutorial a seguir, confira como acessar o gerenciador de tarefas no macOS. O procedimento foi realizado em um MacBook Air com o macOS 10.14 Mojave, mas as dicas valem para outros computadores e versões do sistema da Apple.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Como encerrar programas no macOS

Caso queira acessar o gerenciador de tarefas para forçar o encerramento de algum aplicativo aberto no Mac, é possível fazer isso acessando um menu específico para a função.

Passo 1. Acesse o menu da maçã, no canto superior esquerdo, e acesse a opção "Forçar Encerrar...". Se preferir, use o atalho "option command esc";

Passo 2. Escolha o aplicativo que você quer finalizar e pressione o botão "Forçar Encerrar".

Como conferir consumo de CPU no macOS

O Monitor de Atividade do macOS lembra o gerenciador de tarefas do Windows quanto a seus recursos: é possível verificar a memória, CPU e espaço do disco ocupado no momento de acordo com os programas em andamento na máquina.

Passo 1. Pressione "command + barra de espaço" para abrir a busca do Spotlight e digite "monitor de atividade". Abra o primeiro resultado do programa;

Passo 2. No Monitor de Atividade, é possível verificar quais programas e serviços em segundo plano estão consumindo mais CPU, memória, gastando mais energia, usando o disco e rede;

Passo 3. Caso queira finalizar um aplic

... ativo, selecione e pressione o botão do "X", no canto superior esquerdo da janela. Por fim, confirme em "Forçar Encerrar".

Pronto! Aproveite as dicas para finalizar aplicativos travados no macOS.

Como mudar a tela de login no macOS Mojave? Tire dúvidas no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo