O Instagram anunciou nesta quinta-feira (13) a retrospectiva das tendências mais populares na plataforma durante 2018 entre os usuários brasileiros. Com muitos recursos implementados no feed e nos Stories ao longo do ano, a empresa de Zuckerberg foi usada de múltiplas formas: desde o lançamento de desafios virais como a brincadeira de colocar o dedo no olho à propagação de hashtags que indicavam os eventos em alta no país, como a Copa do Mundo e o Carnaval 2018.

O levantamento do Instagram inclui a cidade de São Paulo em quatro lugar no top 5 geolocalizações mais usadas em 2018. Já a hashtag mais usada pelos brasileiros em posts no feed foi #tbt, etiqueta que indica a publicação de fotos antigas. Ela foi acompanhada no ranking pelas tags #love e #amor, com 13 milhões e 9 milhões de utilizações em posts na rede social.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

A temática amorosa do Brasil no Instagram segue uma tendência internacional: em nível mundial, o GIF mais usado nos Stories foi o Coração do Instagram. Isso se repete com a popularidade do filtro de corações e com a publicação do emoji ❤ por usuários mais de 14 bilhões de vezes na rede social. Segundo o Instagram, a plataforma é um espaço feito para que os usuários se expressem criativamente e se aproximem das pessoas e das coisas que amam. “Ficamos felizes ao ver que compartilhar amor e gentileza ainda é uma das principais prioridades da comunidade Instagram”, declarou a rede social em comunicado oficial.

Em contrapartida às hashtags amorosas mais usadas pelos brasileiros, as que tiveram maior crescimento se referiam a moda (#lookdodia e #modafeminina) ou às comemorações do ano: Copa do Mundo e o Carnaval. Já mundialmente, o jogo Fortnite teve um progresso explosivo, sendo a hashtag de maior crescimento global.

Desafios se tornaram febre no Instagram

Em 2018, os usuários do Instagram protagonizaram uma série de desafios virais. A rede social foi tomada por manias e brincadeiras um tanto quanto curiosas. Uma delas foi fingir-se de morto, pedindo que seguidores comentassem RIP (Rest In Peace, que significa “Descanse em Paz”, em tradução livre) na última foto do perfil, lamentando a suposta morte do usuário. O objetivo da pegadinha era ganhar seguidores e likes, mas a ação foi interpretada pelo Instagram como desrespeito às Diretrizes da Comunidade.

Os usuários da rede também tentaram reproduzir o gesto que o jogador britânico Dele Alli fez ao comemorar um gol durante a Copa do Mundo no desafio do dedo no olho. Celebridades se engajaram na brincadeira, que se espalhou para outras redes sociais. Outra moda em 2018 foi o #FallingStarsChallenge, que consistia em posar para fotos deitado, com o rosto no chão, e divulgar ao lado itens de valor que tenham saído de bolsas ou bolsos durante a falsa queda. A ideia era ostentar pertences de maneira bem-humorada.

Retrospectiva Instagram 2018:

Top 5 localizações mais marcadas no Brasil

  1. São Paulo, Brazil
  2. Rio de Janeiro, Rio de Janeiro
  3. Salvador, Bahia, Brazil
  4. Belo Horizonte, Brazil
  5. Fortaleza, Brazil

Top 5 Hashtags mais usadas no Brasil

  1. #tbt
  2. #love
  3. #brasil
  4. #amor
  5. #instagood

Top 5 hashtags que

... mais cresceram no Brasil
  1. #brasil
  2. #modafeminina
  3. #carnaval2018
  4. #copadomundo
  5. #lookdodia

Top 5 geolocalizações mais usadas no mundo

  1. Moscou, Russia
  2. Nova York, Estados Unidos
  3. Londres, Reino Unido
  4. São Paulo, Brasil
  5. Los Angeles, Estados Unidos

Não consigo postar Stories no Instagram: como resolver? Tire dúvidas no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo