O Snapdragon 855 é o novo processador da Qualcomm responsável por tornar a Internet 5G uma realidade nos celulares. A plataforma mobile teve todos os detalhes revelados durante o Snapdragon Tech Summit e vai muito além da rede 5G. A fabricante vem trabalhando em diversas vertentes para torná-lo mais poderoso e melhorar a experiência dos usuários em seus smartphones.

Entre os destaques do novo processador, também estão a alta performance e os diversos usos possíveis para a inteligência artificial. A seguir, veja tudo que você precisa saber sobre o novo Snapdragon 855, que deve estar nos principais celulares de 2019.

Internet 5G

O grande destaque do Snapdragon 855 é a compatibilidade com o 5G. A quinta geração da Internet mobile promete mudar a forma como as pessoas se comunicam por meio dos seus celulares e outros dispositivos. O processador suporta as bandas Sub-6 GHz (com frequências de 6GHz) e mmWave (com frequências acima de 24 GHz) e deve atingir velocidades até 20 vezes superiores ao 4G.

Apesar de todo o investimento no 5G, a Qualcomm não esqueceu a Internet 4G. O novo Snapdragon pode vir tanto com o modem X50 5G como com o X24 LTE, para 4G. Em conexões LTE, o 855 é a primeira plataforma mobile do mundo a atingir velocidade de 2 Gb/s. Ainda em relação à Internet, o processador é compatível com Wi-Fi 6 e vem com 802.11ay, para alcançar até 10 Gb/s. Ele também suporta o protocolo WPA3 para maior segurança em conexões sem fio.

Desempenho e economia de energia

A Qualcomm promete alta performance e capacidade de economia de bateria no Snapdragon 855. O chip é octa-core, ou seja, vem com oito núcleos de processamento, mas que estão combinados de uma forma diferente. O núcleo prime tem velocidade de 2,84 GHz e é usado para situações mais extremas. Já os três núcleos Kryo 485, de 2,42 GHz, são usados para tarefas mais pesadas, enquanto os outros quatro núcleos de 1,8 GHz trabalham em situações mais simples. Em relação à versão anterior, o novo Snapdragon tem uma unidade de processamento (CPU) 45% superior. Já a GPU é uma Adreno 640 GPU e promete gráficos 20% mais rápidos.

A fabricante também vem trabalhando na otimização do consumo de energia e manteve a mesma tecnologia do Snapdragon 845 para recarga rápida. O foco, desta vez, está em uma maior duração da bateria, mas a companhia não especifica os números desses ganhos, já que eles dependem da forma como o usuário utiliza o celular e de configurações, como tamanho da bateria e do display.

Outro recurso que chama atenção no 855 é o 3D Sonic Sensor, um leitor de impressões digitais que funciona embaixo da tela. A Qualcomm não deu muitos detalhes sobre a tecnologia, mas garantiu que está trabalhando com uma fabricante de celulares para trazer a novidade já em 2019.

Inteligência Artificial

Outro investimento da companhia no Snapdragon 855 está na inteligência artificial. A fabricante vem apostando na tecnologia e garante que o novo processador tem performance três vezes superior à da geração anterior e duas vezes maior do que a concorrência nesse quesito. Para isso, a plataforma utiliza a quarta geração do motor de IA.

No Snapdragon Tech Summit, o Google mostrou alguns exemplos de ações que as pessoas poderão fazer com o Google Lens em seus celulares graças à inteligência artificial. O aplicativo é capaz de fazer buscas por meio de imagens e ajudar a pesquisar coisas difíceis de descrever, como roupas.

Além disso, a IA também é usada na câmera, para melhorar a capacidade fotográfica do dispositivo, e no microfone, ajudando a reduzir ruídos no ambiente e a capturar o que realmente importa. Durante a demonstração, a Qualcomm também deu exemplo de uma ferramenta que permite experimentar diferentes cores

... de cabelos antes de decidir qual pintar.

Câmera

O Snapdragon 855 promete uma experiência fotográfica totalmente renovada. O processador traz novas possibilidades para criação e edição de imagens, incluindo vídeos. Um dos destaques são as gravações em 4K, HDR e com o famoso modo retrato, que desfoca o fundo da imagem e, até então, só funcionava para fotos.

Além disso, o processamento das imagens está mais econômico e agora gasta até quatro vezes menos energia do que a geração anterior. Outra novidade que a fabricante introduziu no Snapdragon é o formato HEIF, que ocupa até 50% menos espaço do que o JPEG, sem perder a qualidade das imagens.

Vídeos e jogos

O grande foco do Snapdragon 855 é o entretenimento. A Qualcomm prevê que, em três anos, 70% do tráfego da Internet mobile será composto por vídeos. Para melhorar esse tipo de experiência, o processador é o primeiro do mundo compatível com HDR10+ e deve oferecer um poderoso sistema de áudio.

Outra aposta da plataforma está nos jogos mobile. Para isso, ela conta com o sistema Snapdragon Elite Gaming, que promete alto desempenho em games, com gráficos e áudio de qualidade, além de economia de energia. Além disso, ele reduz a quantidade de frames perdidos em até 90%. A realidade virtual também não ficou de fora do novo processador, que oferece vídeos imersivos com resolução de até 8K.

Quando chega?

O Snapdragon 855 vai ser o processador usado nos principais smartphones tops de linha com o sistema Android em 2019. Durante o evento, a fabricante chinesa OnePlus anunciou que seu próximo flagship vai ser o primeiro celular equipado com a nova plataforma mobile. Além disso, a companhia revelou que vem trabalhando com a Qualcomm e a operadora britânica EE para tornar a Internet 5G uma realidade para seus usuários.

Outras fabricantes de smartphones também devem utilizar o processador em seus dispositivos. A Samsung já confirmou a informação e, inclusive, exibiu um protótipo de celulare com o 855 durante o evento. Já a Motorola mostrou o processador rodando em um Moto Snap que libera Internet 5G no Moto Z3. Algumas companhias que também estão trabalhando em parceria com a Qualcomm são LG, Asus, Sony, Xiaomi e Oppo, entre outras.

*A jornalista viajou para o Havaí a convite da Qualcomm.

Qual é o melhor celular barato e com câmera boa? Opine no Fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo